Fatores que interferem no rendimento dos adolescentes nas competições escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – IBPEX








FATORES QUE INTERFEREM NO RENDIMENTO DOS ADOLESCENTES NAS COMPETIÇÕES ESCOLARES
ANITA MASSENA MELLO DA ROCHA PEREIRA








Joinville
2001





RESUMO


A identificação dos fatores que interferem no rendimento dos adolescentes nas competições escolarestorna-se interessante diante das inúmeras competições destinadas aos jovens em idade escolar que são realizadas todos os anos em Joinville e no Estado de Santa Catarina, pois auxilia na elaboração de regulamentos, calendário, divisão de categorias, interferindo diretamente no planejamento e definição dos objetivos destas competições.
A presente pesquisa analisa até que ponto o nível sócio-econômicoda família interfere no rendimento do aluno nos treinamentos e competições, identifica os fatores fisiológicos que influenciam este rendimento e reflete sobre a atuação do professor-técnico a nível físico e emocional. Reconhece, ainda, outras formas de apoio que motivam as pequenas equipes, sem estrutura física e material.
Como solução, apresenta algumas medidas simples que podem ser adotadaspela comunidade escolar e entidades governamentais no que se refere à situação sócio-econômica, hábitos alimentares, saúde e instalações físicas e coloca o professor de educação física como a peça mais importante na agilização e desenvolvimento destas ações.
Esta abordagem incita, também, uma reavaliação dos objetivos e outros ítens dos regulamentos das competições escolares por parte das entidadespromotoras destes eventos.



















INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende identificar os fatores que interferem no rendimento dos adolescentes nas competições escolares, fazendo com que tenham bons ou maus resultados, levando em consideração o nível sócio-econômico, ambiente familiar, condições de treinamento, biotipo, maturidade óssea, muscular e neuromotora.Por que tantas diferenças de resultados e desempenhos? Por que jovens de classe menos privilegiada alcançam bons resultados em competições?
Diante das inúmeras competições destinadas aos jovens em idade escolar realizadas todo ano em Joinville e no Estado de Santa Catarina é importante que tais fatores sejam identificados objetivamente, para que auxiliem na elaboração de regulamentos,calendários, divisão de categorias e interferindo diretamento no planejamento e definição dos objetivos destas competições.
Para que um adolescente tenha condições físicas satisfatórias para participar das aulas de Educação Física na escola, é necessário que seus hábitos de vida sejam regulares, de acordo com os padrões apropriados para sua faixa etária. Esta condição física passa a ser imprescindívelquando, além da aula de Educação Física, o aluno passa a participar dos treinamentos e a integrar as equipes que representam as escolas e outras entidades em competições oficiais.
Dentre os hábitos de vida que mais interferem no desenvolvimento de uma criança estão os alimentares, as horas de sono, estudo e entretenimento e envolvimento com o trabalho dos pais, por opção ou, quase sempre¸ pornecessidade. Está claro que o nível sócio-econômico da família dita a aquisição destes hábitos. Resta saber, porém, a intensidade com que isto ocorre. Uma família bem estruturada emocionalmente proporciona ao adolescente segurança e é muito importante para a finalização da formação de seu caráter, personalidade e temperamento. Nos dias de hoje, com a atual situação econômica do país, é muito comumuma família passar por dificuldades financeiras, o que abala emocionalmente qualquer chefe de família, interferindo diretamente no adolescente e sabemos que seu estado emocional conduz sua disposição para treinar e jogar. Esta disposição é menor quando este jovem necessita ajudar no orçamento familiar, envolvendo-se em alguma atividade remunerada durante o dia.
O tipo de alimentação deste...
tracking img