Fatores que influenciam a velocidade de reações químicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Universidade Metodista de PiracicabaFACEN - Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza |

FATORES QUE INFLUENCIAM A
VELOCIDADE DE REAÇÕES QUÍMICAS

Aldenice F. Mendes,
Aricia E. de Camargo,
Lenilda Alves,
Simone Mariano.

Disciplina: Físico-Química II
Profª Denise

Piracicaba, 02 de Março de 2013.
Objetivo:
Identificar os fatores que influenciam a velocidade de reações químicas.Introdução:
A velocidade para que ocorram as reações químicas dependem de vários fatores, como estados físico dos reagentes, temperatura em que essa reação ocorre, concentração dos reagentes, presença de catalisador, superfície de contato, sendo que em alguns casos a velocidade pode ser rápida, ou bem lenta isso ocorre devido ao fato de ter algumas substâncias mais concentrada que as outras,estarem em soluções solidas ou liquidas. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez em que os reagentes são consumidos e os produtos são formados. À parte da química que estuda esse conceito é cinética química.
Alguns fatores podem alterar a velocidade das reações químicas.
Concentração de reagentes: Quando temos os reagentes com alta concentração certamente a velocidade da reação serámaior, isso ocorre devido ao fato que para que aconteça uma reação entre duas substancias ou mais, há uma necessidade que as moléculas se choquem, rompendo as ligações, e consequentemente formando novas substâncias, sendo que esse número de choque ou colisões irá depender das concentrações dos reagentes da reação.
Temperatura: ao aumentar a temperatura de um sistema, aumentamos assim a velocidade dareação, o aumento de temperatura significa que também estou aumentado à energia cinética das moléculas, ou seja, aumentando a velocidade da reação. Podemos observar esse fato no nosso dia a dia quando estamos cozinhando alimento, ao aumentar a chama do fogão para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rápido.
Catalisadores: catalisadores são substâncias utilizadas para acelerar a reaçãosem que esses mecanismos sofram alterações permanentes, isto é, na reação os catalizadores não são consumidos, eles fazem com que a reação tome um caminho alternativo, que é exigido uma energia de ativação menor, com isto a reação se processa mais rapidamente. Não podemos esquece que o catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento. O que ocorre é a produção da mesma quantidade emperíodo de tempo menor.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água. Quando reduzimos a substância sólida a pó, maior será a superfície de contato,maior a possibilidade de colisões entre as partículas.
Materiais e Métodos:
Materiais
− Proveta;
− Béquers de 50 e 100 mL;
− Estante com tubos de ensaio;
− Termômetro de 0 – 100 ºC;
− Ferro em pó; Fios de ferro (ou pregos pequenos)
− Zinco em pó;
− cristais de KNO3 (nitrato de potássio)
− 30 mL de solução 0,01 Mol/L de KMnO4 (permanganato de potássio);
− 4 mL de solução 1,0 Mol/Lde H2SO4 (ácido sulfúrico);
− 10 mL de solução 0,1 Mol/L de Na2S2O3 (tiossulfato de Sódio);
− 1 mL de solução 0,6 Mol/L de HCl (ácido clorídrico);
− 11 mL de solução 6,0 Mol/L de HCl;

Métodos

A) Efeito da temperatura
Em três tubos de ensaio grandes, foi colocado cerca de 10,0 mL de solução de KMnO4 0,01 Mol/L e 1,0 mL de H2SO4 1,0 Mol/L. O primeiro tubo foi preparado e deixado àtemperatura ambiente, o segundo tubo foi colocado em Banho-Maria entre 40-50 ºC e o terceiro tubo foi colocado diretamente na chama.

Obs.: Evite colocar o tubo na parte mais interna da chama, pois o líquido poderá ser expelido bruscamente causando acidente.

Posteriormente foi adicionado um pedaço de fio de ferro (± 10 cm) – um prego - em cada um dos tubos no mesmo instante, submergindo...
tracking img