Fatores que influenciam a atividade enzimatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(definição de enzima)

Metabolismo celular
O metabolismo celular é o conjunto de reações químicas que ocorrem nas células. Existem duas reações de grande importância:
O catabolismo, em que as moléculas mais complexas são transformadas em moléculas mais simples, com libertação de energia.
E o anabolismo, em que ocorre a síntese de moléculas complexas apartir de moléculas simples, com gasto deenergia.

Energia de Ativaçao
Para que ocorra uma reação química é preciso que haja a ruptura de ligações nas moléculas dos reagentes e que se formem novas ligações químicas que dêem origem aos produtos.
Para que este processo se torne possível, é necessário fornecer energia ao sistema para se iniciar a reaçao química, dando-se o nome de energia de ativação.

Propriedades dos catalisadoresUm catalisador é uma substância que acelera uma reação química, até torná-la quase imediata, ao diminuir a energia de ativação. Como catalisadoes, as enzimas atuam em pequenas quantidades, não sendo destruídas pelo efeito da reação. Também não alteram o equilíbrio químico das reações em que participam.

Nos organismos vivos, as reações fazem parte de uma via metabólica, isto é, de uma série dereações ordenadas que ocorrem com a intervenção de uma cadeia enzimática, que se inicia com um reagente, o substrato, e que termina num produto final.

Constituição das Enzimas

As enzimas têm uma composição proteica, sendo formadas por uma ou mais cadeia polipeptídicas. Algumas enzimas, para além do componente proteico, possuem um elemento não proteico.
O componente proteico da enzimadesigna-se de apoenzima, o componente não proteico tem o nome de cofator, e consequentemente ao complexo apoenzima e cofator dá-se o nome de holoenzima. A apoenzima e o cofator, quando isolados, são inativos, mas juntos formando a holoenzima tornam-se ativos.

A função do cofator é permitir a ligação entre o substrato e a enzima, podendo ser utilizados cofatores como: iões metálicos e coenzimas.Muitas proteínas não possuiem coenzimas, sendo por isso moléculas de proteínas, consequentemente a sua síntese é intracelular.
Os produtos deixam o centro ativo e a enzima livres para catalisar a transformação de outro substrato.







Propriedades das Enzimas

Interação enzima-substrato

Modelo de Fischer (ou de chave-fechadura): Este modelo foi proposto por Fischer em 1890, e afirmaque o centro ativo de uma enzima tem uma estrutura permanente onde apenas se pode ajudar um tipo de substrato, ou seja, o substrato ajusta-se ao centro ativo da enzima como uma chave se ajusta a uma fechadura.
Este modelo foi por isso considerado muito estático e rigído.

Modelo de Koshland (ou de encaixe induzido): Este modelo foi proposto por Koshland, em 1959, e considera que existe umainteraçao entre a enzima e o substrato. O substrato, ajustando-se à enzima, induz uma mudança na estrutura da molécula enzimática, de modo que os aminoácidos do centro ativo se unam, formando um centro ativo complementar do substrato.
Pode-se explicar este modelo, utilizando a analogia, em que o substrato atua como uma mão que ao penetrar na luva, vai provocar uma alteração na mesma.
Este modelo éconsiderado mais dinâmico e permitiu explicar a especificidade relativa de algumas enzimas.

Inibição da atividade enzimática

As substâncias capazes de provocar uma diminuição da atividade das enzimas designam-se inibidores enzimáticos, e normalmente inibição enzimática é um processo natural em que as enzimas entram ou não em ação quando é necessário.
Os inibidores podem apresentar diferentesmecanismos de atuação.

Inibição irreversível: o inibidor combina-se permanentemente com a enzima, através de ligações covalentes, tornando-a inativa ou até mesmo provocando a sua destruição.
O gás cianídrico, o mercúrio, pesticidas como o DDT e outros venenos são considerados inibidores irreversíveis.

Inibição reversível: o inibidor combina-se temporariamente com a enzima, através de...
tracking img