FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA REITORIA E DO CAMPUS TERESINA CENTRAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

6700 palavras 27 páginas
1. Introdução

O ingresso no setor público tem interessado a milhares de pessoas em busca da estabilidade, qualidade de vida, além da remuneração que é cada vez mais alta em alguns setores da Administração Pública. Muitos passam tempo demasiado estudando até obter a aprovação em um concurso público e após ingressarem, cabe a discussão sobre o que esse órgão tem feito para manter a motivação dos seus funcionários, visto que sempre que nos deparamos com o serviço público tem-se a idéia generalizada de um serviço de má qualidade.
Diante disso, essa pesquisa visou desvelar a importância e o reconhecimento de fatores organizacionais que influenciam positiva ou negativamente na motivação dos servidores públicos na execução de um serviço de qualidade, ressaltando que o desenvolvimento de programas motivacionais é um recurso fundamental na mudança do comportamento que pode tornar essas organizações mais eficazes no atendimento ao cidadão.
O Campo de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Instituto Federal do Piauí), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) que compõe a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e se originou com o Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, assinado pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, que criava nas capitais dos Estados do Brasil as Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário gratuito (RODRIGUES, 2002, p. 11). Surgiu como instrumento de política voltado para as 'classes desprovidas' e se configura hoje como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas.
O Instituto Federal do Piauí conta atualmente com as categorias profissionais de professores e técnicos administrativos distribuídos nos Campi de Teresina-Central, Teresina-Zona Sul, Floriano, Picos, Parnaíba, Angical, Uruçuí, Corrente,

Relacionados