Fatores intervenientes nos processos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
os fatores inter e intrapessoais intervenientes nos processos de ensino e aprendizagem

1) INTELIGÊNCIA
De acordo com os slides apresentados em aula a inteligência se dá: “[...] A inteligência […] envolve a percepção de relações entre objetos, habilidades, informações, acontecimentos, ideias, símbolos e comportamentos e a utilização do conhecimento e compreensão dessas relações parasolucionar problemas[...] A inteligência é, em grande grau, o processo pelo qual compreendemos e aprendemos a lidar com esse fluxo [dinãmico de interelações] e a influenciá-lo de modos desejáveis” (FONTONA, 2002,p. 124)” (slide, nº17).
“As primeiras investigações na área da inteligência são atribuídas a Francis Galton, primo de Charles Darwin, que acreditava que o génio se distribuía normalmentee que era hereditário”.
“Galton estabeleceu um laboratório num museu londrino em 1882 e propôs-se a medir as diferenças individuais em termos sensório-motores, assumindo que indivíduos mais inteligentes teriam maiores capacidades deste tipo (Brody, 2000)”.
“Binet opôs-se progressivamente à ideia de medir a inteligência com base em processos cognitivos elementares, convencido de que ainteligência devia ser estudada a partir de processos mentais complexos (Binet, 1922), e Binet e Simon publicaram em 1905 o primeiro teste de inteligência, semelhante em quatro aspectos aos testes modernos: o teste pretendia medir funções mentais complexas; os itens referiam-se a diferentes tipos de capacidades; o teste podia ser administrado sem equipamentos especiais de laboratório; e os itens estavamagrupados de acordo com a sua dificuldade (Brody, 2000)”.

“Binet e Simon acreditavam que as crianças com debilidade reagiam ao teste como as crianças mais novas sem debilidade, e a sua escala métrica de inteligência consistia num conjunto de provas que permitiam determinar se cada sujeito possuía a inteligência própria da sua idade ou se se encontrava avançado ou em atraso em relação à mesma(Binet & Simon, 1959). Binet publicou várias revisões do teste e, em 1911, referiu o cálculo da idade mental”.
“Ao contrário de Binet, que definiu o quociente de inteligência como a diferença entre a idade mental e a idade cronológica ou atual, o que teria significados muito diferentes entre os vários grupos de idades (um ano de atraso numa criança de 3 anos tem um significado completamentedistinto de um ano de atraso numa criança de 14 anos, por exemplo), Terman, em 1916, calculou o quociente de inteligência, daqui por diante designado QI, através da razão entre a idade mental e a idade cronológica, multiplicada por 100 (Groth - Marnat, 1984)”.
“Binet e Galton terão sido, assim, os progenitores do estudo contemporâneo da inteligência, visto que são comuns as tentativas de medir ainteligência semelhantes às de Binet e é largamente aceite a crença de Galton nas influências da genética sobre a inteligência. Aliás, a inteligência, como qualquer comportamento humano, é um produto da hereditariedade em interação com o meio e com o tempo (Sprinthall & Sprinthall,1990/1993)”.
De acordo com os slides apresentados em aula a inteligência se dá: “ Medida da inteligência: -Inteligência-não pode ser diretamente observado, como altura e peso- só podemos inferir sua presença pela observação do comportamento das pessoas”. (slide,nº4)

MOTIVAÇÃO

"A Motivação é muito importante para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Provocar interesse, curiosidade, entusiasmo, vontade de pesquisar, estímulo, amor pelo conhecimento eproblematização do conteúdo têm sido consideradas atitudes de senso comum [...]". (Francisco Filho, 2002, p.27).
"O professor deve assumir as funções de estimulador, de motivador e entender que o ato de conhecer está diretamente ligado aos interesses do aluno, à afetividade, aos desejos, à ideologia etc." (Francisco Filho, 2002, p.28).
"A motivação deve partir do interesse do aluno e da...
tracking img