Fatores Importantes paraSurgimento da Modernidade

1892 palavras 8 páginas
Fatores Importantes para o Surgimento da Modernidade

INTRODUÇÃO
O Renascimento aponta o término da Idade Média e o começo da Idade Moderna. É um movimento que não se dá somente no aspecto político e religioso, mas também se refere à ciência, a arte, a moral, a filosofia e a cultura como um todo.

De fato, com o Renascimento, desperta no ser humano uma nova postura na sua forma de pensar e de agir. Até então, o anseio humano era Deus, a Igreja era o depósito da verdade absoluta. Este “Renascimento” é caracterizado por um retorno a valorização da cultura e filosofia grega, que enaltece o ser humano em todos os seus aspectos. A visão de Deus como centro da realidade (teocentrismo), dá lugar ao antropocentrismo. A autoridade da Igreja como detentora da verdade é um tanto enfraquecida por causa do desenvolvimento e das descobertas da ciência, isso somado à Reforma Protestante.

POLÍTICA
Entre os séculos XV e XVI, o Renascimento passará por rupturas em alguns setores da atividade humana. A política vai buscar referências na concepção antiga, que se baseava no homem racional e político, onde o critério de felicidade era apresentado na polis grega, portanto, o homem buscava a justiça na excelência. Para Platão, somente aquele que conhece a Ideia de Bem e Justiça pode governar a cidade. Já para Aristóteles, educar os jovens em suas virtudes irá ajudá-los a tornarem-se bons cidadãos, evitando-se assim um governo corrompido. Na Idade Média, política e religião se fundiam, formando critérios entre o espiritual e o terreno, onde o que importava era como se comportar na vida terrena para se conseguir a vida eterna. Já Santo Agostinho fala que toda autoridade política vem do poder divino e que esta autoridade se solidifica no mundo, e a Igreja tinha direitos de intervir nos assuntos políticos do Estado.
Com Nicolau Maquiavel, deu-se início a uma nova era no pensamento político, consequentemente com ele, buscou-se um distanciamento do pensamento ético e religioso.

Relacionados