Fatores evolutivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES EVOLUTIVOS

Nas décadas de 1930 e 1940, os conhecimentos acerca da Genética  foram unidos às idéias evolucionistas de Darwin numa síntese que teve como resultado uma teoria mais abrangentee mais embasada e, por isso, mais aceita para explicar as leis que regem o processo evolutivo de seres vivos. Essa teoria ficou conhecida como teoria moderna da evolução, ou teoria sintética ou,ainda, Neodarwinismo.
Basicamente, essa teoria faz referência a duas principais conclusões: 1) a evolução pode ser elucidada pelas mutações pela recombinação gênica, norteada pelo processo de  seleçãonatural; 2) os fenômenos evolutivos fundamentam-se nos mecanismos genéticos.
Tal teoria leva em consideração três principais fatores evolutivos, que são a mutação gênica, recombinação gênica e a seleçãonatural.

1. Mutação Gênica
São alterações do código de bases nitrogenadas do DNA que originam novas versões – alelos – de um gene.
Como ocorrem as mutações gênicas?
Elas podem ocorreespontaneamente, em decorrência da própria dinâmica das moléculas orgânicas que constituem o DNA, ou podem ser induzidas por agentes externos, como radiações ionizantes ou certas substâncias.
Mutaçõesinduzidas e agentes mutagênicos:
As mutações podem ser induzidas por agentes físicos e químicos, chamados genericamente de agentes mutagênicos. Por exemplo, radiações ionizantes (que causam a formaçãode íons dentro das células), como raios-X, raios gama e radiação ultravioleta, aumentam as taxas de mutação dos genes de qualquer tipo de ser vivo.

2. Recombinação Gênica
Refere-se à mistura degenes provenientes de indivíduos diferentes que ocorre na reprodução sexuada. Nesse tipo de reprodução, os genes provenientes de cada um dos pais recombinam-_se antes de serem transmitidos àdescendência.
Nos organismos eucariontes, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos que acontecem durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação, ou crossing-over....
tracking img