Fatores do subdesenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






Neste tutorial mostraremos porque alguns países começaram a ser chamados de países subdesenvolvidos. E como hoje é feita a divisão internacional do trabalho entre esses países e os desenvolvidos.
O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto dodesenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.
O termo subdesenvolvimento foi criado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando se iniciou o processo de descolonização da África e da Ásia. Até aquele momento, a maioria dos países que seriam chamados de subdesenvolvidos ainda eracolônia. Somente na América Latina predominavam nações independentes (desde o século XIX). Dados coletados por instituições internacionais, como a ONU e suas agências e o Banco Mundial, mostravam grandes disparidades econômicas e sociais entre os países africanos, asiáticos e latino-americanos (os subdesenvolvidos) e as antigas metrópoles (os desenvolvidos)DESENVOLVIMENTO


A ONU (Organização das Nações Unidas) faz estatísticas e avaliações que demonstram que a maioria das pessoas que faziam parte das ex-colônias tem em padrão de vida inferior ao que é considerado digno, e que a economia de seus países é bem inferior do que a de suas ex-metrópoles. Esses novos Estados asiáticos e africanos, e também latino- americanos,independentes desde o século XIX, tem graves problemas na economia, na estrutura social e política. Continuam essencialmente exportadores de matérias-primas e alimentos a preços baixos. Portanto, esses países têm uma economia frágil. Existe uma grande desigualdade social nesses países. Com isso a maioria da população vive em péssimas condições, pode ser visto facilmente se compararmos com paísesdesenvolvidos.
A essa situação real, os especialistas chamam de subdesenvolvimento, que inclui quatro quintos da população mundial. Alguns acham mais correto dizer países não-desenvolvidos.
Essa classificação, países subdesenvolvidos, divide cerca de duzentos países em dois grupos. Essa classificação passa uma ideia de que o subdesenvolvimento é um estágio para o desenvolvimento. Osubdesenvolvimento e desenvolvimento são realidades resultantes do processo do capitalismo. Com a exploração colonialista e imperialista houve uma transferência de riquezas das colônias para as metrópoles. Ou seja, hoje os países desenvolvidos eram os que exploravam e recebiam riquezas das colônias no passado. O capitalismo da mesma forma que gerou desigualdades dentro de cada país gerou desigualdadesentre os países. Com isso podemos dizer que para haver uma inversão nisso tudo, ou seja, os países que hoje são classificados como subdesenvolvidos serem desenvolvidos, deveríamos voltar o tempo e fazer tudo ao contrário. Mas acabaria dando no mesmo, pois para um país crescer ele deve explorar outro.
Ainda é possível que um outro país subdesenvolvido consiga se desenvolver. Coreia do Sul eSingapura são um exemplo disso. Daí muita é preferível a denominação não-desenvolvidos, que nos transmite melhor a ideia de que são países que não estão indo para o desenvolvimento.
O mundo todo desenvolvido não é só impossível por razões econômicas, mas também por fatores ambientais. Simplesmente podemos dizer que, do ponto de vista ecológico, o padrão de desenvolvimento que há nos paísesditos desenvolvidos é insustentável.
Alguns países porem, como o Brasil e a Índia, são em vários aspetos (produção industrial, disponibilidade de recursos naturais, potencial de mercado interno, como exemplo) mais ricos que alguns países ditos desenvolvidos.
Os países do Golfo Pérsico que são produtores de petróleo, possuem rendas per capita que estão entre as mais altas do mundo....
tracking img