Fatores determinantes do comportamento empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR



Centrar-se nas características anátomo-fisiológicas e cognitivas de um indivíduo, não é suficiente para prever seu comportamento dentro da organização do trabalho. É evidente que a personalidade de cada um repercute sobre a escolha de suas atividades profissionais e sobre o desenrolar delas. Dentre outras forças pessoais que interagempara determinar o comportamento da pessoa que tem um papel administrativo (GIBSON et al, 1981), incluímos: percepções, atitudes, motivações e aprendizagem. Estas são algumas das principais variáveis psicológicas importantes para a compreensão do comportamento das pessoas, sejam elas empreendedoras/ intraempreendedoras ou não.










PERSONALIDADE



Para entender o comportamentodos empreendedores faz-se necessário, inicialmente recorrer à psicologia, com o objetivo de facilitar o entendimento das variáveis que determinam a relação do homem com o mundo. Portanto, para se entender quem são as pessoas empreendedoras e a forma como se comportam e se relacionam com outras pessoas, é necessário conhecer alguns aspectos relacionados ao comportamento humano, começando sobre aformação da personalidade.



Ao nível da psicologia cotidiana, particularmente nas situações de trabalho, as teorias implícitas da personalidade desenvolvida (BEAVOIS, 1984; AIDROVANDI e GRYSELIER, 1986) se traduzem pela revelação dos traços e das características que seriam necessários à execução de uma tarefa. Por exemplo: um responsável por uma empresa desejaria recrutar um funcionário"autoritário", mas "tolerante", possuindo uma grande "empatia" com os outros e sempre sendo "perseverante". Em compensação, deve ter uma "agressividade" bem temperada.



Essas teorias são ditas implícitas, pois resultam de uma impregnação cultural nem sempre consciente e conduzem a crenças nem sempre válidas. Elas se caracterizam também por seu caráter normativo, parecendo mais julgamentos devalor sobre as pessoas do que descrições e explicações objetivas.



Bergamini (1977) define a personalidade como a organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seus pensamentos característicos. Como organização dinâmica, a autora entende como sendo os vários componentes que interagem à personalidade e uns com os outros, dando a característicade contínua atividade do ser humano.



Quanto aos elementos psicofísicos, há uma interação, ou seja, dentro de cada um dos processos físicos e psíquicos, sua organização pressupõe o conjunto da mente e do corpo como uma só unidade, indissociável. E quando Bergamini diz determinam o pensamento e comportamento característicos de cada um, pretende considerar que nossa personalidade é umpotencial que nos leva a agir.



Davidoff (1983) aponta a personalidade como sendo padrões relativamente constantes e duradouros de perceber, pensar, sentir e comportar-se, os quais parecem dar às pessoas identidades separadas. Para a autora, é um construto sumário que inclui pensamentos, motivos, emoções, interesses, atitudes, capacidades e fenômenos semelhantes. Maddi (1976) entende que,independentemente das diversas maneiras como se define personalidade, seu conceito apresenta alguns pontos em comum:



A personalidade é um todo organizado, pois de outro modo o indivíduo não teria significado.



A personalidade parece estar organizada em padrões, até certo ponto, mensuráveis e observáveis.



Embora haja uma base biológica da personalidade, o desenvolvimento específicoé produto do ambiente cultural e social.



A personalidade tem aspectos superficiais, como é o caso de atitudes para liderar uma equipe; e um aspecto mais profundo, como é o caso dos sentimentos sobre autoridade.



Toda pessoa difere das outras em alguns aspectos da personalidade e se assemelha às outras, em outros aspectos.



O entendimento da relação entre comportamento e...
tracking img