Fatores da evolução do direito

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
FATORES DA EVOLUÇÃO DO DIREITO

- Inúmeros são os fatores sociais que concorrem para a evolução do Direito, não sendo possível, neste modesto trabalho, examiná-los todos. Vamos apenas destacar aqueles que, em nossa opinião, são os principais, a saber: os fatores econômicos, políticos, culturais e religiosos.
1) Fatores econômicos
- A organização social tem o seu ponto básico de articulação nomodo pelo qual os homens produzem, possuem e comerciam. Assim sendo, podemos afirmar, sem possibilidade de erro, que o Direito vai se modificando à medida que vai se alterando a estrutura econômica da sociedade.
- Tão marcante é a influência da economia sobre o Direito que alguns autores chegam a se posicionar no sentido de conceber o Direito como reflexo, exclusivamente, da constituiçãoeconômica.
- Sem dúvida constitui exagero considerar o Direito reflexo exclusivo da constituição econômica, embora não se possa negar que, entre as forças modeladoras do Direito, o fator econômico é o que exerce uma influência mais decisiva, ainda que seguido de muito perto pelo político.
1.1) Influência do fator econômico sobre o Direito Romano
- Em Roma, a sociedade inicialmente compunha-se decamponeses que viviam da lavoura; tinham que tirar da terra o seu sustento. Uniam-se todos em torno do pater familias, único dotado de capacidade jurídica, para a produção dos bens necessários à sobrevivência do grupo. Tal direito estava perfeitamente adequado a uma sociedade de pequenos agricultores.
- Aí pelo III século antes de Cristo, os agricultores romanos tornaram-se comerciantes. Lançaram-se aomar, entraram em contato com outros povos, dedicaram-se com grande intensidade à compra e venda de mercadorias.
- Essa modificação na estrutura econômica imediatamente repercutiu no direito. A organização da família tornou-se menos rígida, passando a ser submetida ao controle da sociedade global e não mais exclusivamente ao pater familias. Dentre outras mudanças, os estrangeiros deixaram de sertratados como inimigos e passaram a ser amigos.
1.2) Influência do fator econômico sobre o Direito Moderno
- Algo idêntico ao ocorrido em Roma desenvolveu-se quando da criação da grande indústria e do maquinismo, no fim do século XVII. Surgiu uma nova classe, enriquecida pela posse de capitais mobiliários, em decorrência do enfraquecimento correlativo dos proprietários de terras. A burguesiaascendeu ao poder político.
- A própria instituição da escravidão, sua substituição pelo servilismo durante o regime feudal e sua posterior superação pelo assalariado na moderna sociedade burguesa, são transformações econômicas de repercussão imensa sobre o status pessoal em geral, e sobre a condição jurídica do homem trabalhador em particular.
2) Fatores políticos
- A palavra política, emboraligada etimologicamente a polis (cidade), modernamente é utilizada para designar a ciência e a arte de governar, abrangendo as relações entre o indivíduo e o estado, as relações dos estados entre si, bem como as funções e atribuições do Estado.
- Já houve quem identificasse Estado e Direito e ainda hoje é a perspectiva da maioria dos juristas em face do Estado. Sem entrar em polêmica, voltamos aenfatizar que do ângulo sociológico em que nos situamos há uma nítida distinção entre o Direito e o Estado, embora não se possa negar a proximidade em que se situam, este se realizando socialmente através daquele.
- A aparição do poder político, longe de ser o responsável pela gênese do direito, é apenas um evento que exerce uma reação grave e imediata, tanto na função e estrutura jurídicas, comosobre o conteúdo do direito.
- A influência dos fatores políticos sobre o Direito torna-se mais patente no caso da revolução. Mal concluída a tomada do poder pelo grupo revolucionário, surge um Direito novo, substituindo aquele que servia de sustentáculo normativo ao sistema social, político e econômico contra o qual a revolução se lançou.
3) Fatores culturais
- Se compararmos o direito de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores da evolução do direito
  • Fatores Atuantes da Evolucão
  • Fatores que Influenciam a evolução das espécies
  • Fatores do direito
  • Fatores da evolução humana moderna
  • A evolução do direito
  • evoluçao do direitos
  • evolução do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!