Fatores da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INESC – INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO CEARÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM

Professor: Mário dos Santos
Alunas: Ana Cláudia Pereira
Aurileide Nogueira Melo
Germana Santos do Nascimento
Juscelita Alves Rodrigues
Maria Lúcia de L. MouraMary Sá Cesar
Rosângela Maria Alves
Viviane Nogueira Melo

JUNHO – 2011
SUMÁRIO

Apresentação 03

Definindo processo de aprendizagem 04

O papel do cérebro no processo de aprendizagem 05

Fatores que contribuem para a aprendizagem 06

Emoção X Aprendizagem 14

Considerações Finais 15

Anexos 16

APRESENTAÇÃO

Aaprendizagem é algo rotineiro em nossas vidas. Estamos sempre em busca de aprender algo novo. Mas uma pergunta nos inquieta: De que forma ocorre a aprendizagem? Quais seus passos? Que caminhos o cérebro percorre neste processo? Quais fatores contribuem para que isso de fato ocorra? E é em busca de esclarecimentos que nos propusemos a estudar este tema tão complexo e fascinante, apresentando oresultado na forma deste trabalho.

2- DEFININDO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Para que possamos compreender melhor como se dá o processo de aquisição do saber, é preciso, inicialmente, saber o que é aprendizagem. Este processo, que faz parte da rotina de qualquer ser humano, pode ser definido, de forma bem sucinta, como o modo como um ser adquire novos conhecimentos, desenvolve competências e muda umcomportamento pré-existente em virtude disso.
Para os behavioristas, por exemplo, a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através das relações estabelecidas entre Ambiente e Comportamento, que ocorrem num contexto de contingências onde se estabelece, entre eles, uma relação funcional. Assim, uma de suas principais características é que o indivíduo é visto como ativo em todo o processo eque a aprendizagem é sinônimo de comportamento adquirido. Também vale lembrar que o reforço de informações é um dos principais motores de aprendizagem, que passa a ser vista como uma modelagem do comportamento apresentado.
Já em abordagens cognitivas, pode-se considerar que o indivíduo não pode ser considerado passivo no processo de aprendizagem. Nesta corrente, enfatiza-se a importância dosprocessos mentais na aquisição da aprendizagem, através da forma como o indivíduo tem percepção, faz seleções, organiza e atribui significados aos objetos e conhecimentos que o cerca. Por tanto, a aprendizagem é um processo dinâmico, centrado nos processos cognitivos em que ocorre a seguinte reação: INDIVÍDUO x INFORMAÇÃO x CODIFICAÇÃO x RECODIFICAÇÃO x PROCESSAMENTO x APRENDIZAGEM.
Do ponto de vistahumanista, apresenta-se uma valorização do potencial humano para aprender, onde esse potencial é o ponto de partida para a compreensão do processo de aprendizagem. Aqui, acredita-se que o homem é capaz de controlar se próprio destino e possui liberdade para agir, resultando disso, a ideia de que o comportamento dele é consequência de uma escolha, não da aprendizagem. Os princípios que norteiam essaabordagem são a auto-direção e o valor da experiência no processo de aprendizagem, levando-se em consideração as características individuais de cada sujeito, bem como as suas experiências anteriores e a motivação a que foi submetido.
Numa abordagem social, acredita-se que as pessoas aprendem observando outras pessoas dentro de um contexto social. Assim, a aprendizagem acontece em função dainteração de um indivíduo com outros de sua comunidade, desconsiderando-se as condições biológicas.
Há muitas correntes de definição de aprendizagem. A verdade é que o ser humano nasce e é moldado a cada dia de sua existência através de vários fatores (contato social, fator hereditário, funções biológicas, motivação etc.), onde o estímulo, o impulso, o reforço e a resposta serão os elementos básicos...
tracking img