Fatores biologicos e sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roda de conversa sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS : narrativa de uma vivência educacional
Foram anos em busca de metodologias pedagógicas que pudessem melhorar oprocesso de formação dos sujeitos desse aprendizado, os estudantes de enfermagem.
Em 2008 após intensa construção coletiva chegou o novo projeto pedagógico do curso, coube a mim a unidade temáticapolíticas públicas de saúde, talvez pela militância em prol da causa. O desafio estava instalado e agora? como construir esse processo pedagógico para que ao chegar ao quinto ano os estudantes possaminterpretar e expressar com firmeza os princípios e diretrizes do SUS?
Recebemos a primeira turma no segundo semestre de 2009. Fizemos o acolhimento, dialogamos sobre as expectativas deles e as nossas.Apresentamos a questão investigativa, porque as políticas públicas de saúde para as pessoas/famílias do território brasileiro? Construimos um projeto que vem facilitando a investigação tendo comosujeitos da pesquisa as famílias sorteadas de um determinado território. O material coletado tem nos colocado a mim e aos estudantes diante da real necessidade de políticas públicas de saúde asfamílias/pessoas de um determinado lugar. Ao mesmo tempo constituímos quatro grupos e por sorteio os quatro macro princípios do sistema único de saúde, que são: a :universalidade, integralidade, participaçãopopular e equidade.
Mara Joana uma integrante do grupo 3, fez a acolhida das duas pessoas da gestão estadual e da pessoa da formação, convidadas para conversar sobre o princípio da equidade. A roda deconversa foi instalada.
- a professora de vocês não vem para o grupo de verbalização da roda? Perguntou a Dra. Margarida a docente convidada.
- a nossa orientadora fará parte do grupo observador daroda de conversa, nós somos
protagonistas do grupo de verbalização e vamos conversar com vocês sobre o mais
nobre princípio do SUS.respondeu Mara Joana, coordenadora iniciante.
Ao...
tracking img