O HOMEM COMO SER SOCIAL- Piaget acredita que a interação social é a responsável pelo desenvolvimento da inteligência humana, pois não existe homem que consiga viver isoladamente da sociedade, foradas influências tradicionais e culturais. A socialização entre os sujeitos varia de acordo com o estádio sensório-motor, pré-operatório e operatório.
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO- O processo pela busca doequilíbrio é um fator biológico que permite a adaptação na sociedade. As operações mentais permitem à inteligência reconhecer a diversidade dos elementos culturais e naturais chegando à coerência e àobjetividade. Piaget nos mostra, que existem dois tipos de relação social, a de coação e de cooperação, onde o indivíduo que é coagido não participa da elaboração de idéias, limitando-se a aceitar asque lhe foram impostas e as divulga da mesma forma como lhe foi transmitida, empobrecendo as relações sociais e comprometendo assim, o desenvolvimento da inteligência. Na relação de cooperação, existea discussão de idéias permitindo uma troca de pontos de vista, possibilitando assim, o desenvolvimento da inteligência. Para Piaget, a cooperação é o mais alto nível de socialização.
SUBSTRATOBIOLÓGICO E CONSTRUÇÃO CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO- Vygotsky acredita que a cultura é responsável pelo funcionamento psicológico do homem durante o seu desenvolvimento, e esse desenvolvimento só éconstituído dentro de um grupo social, e é através da cultura que o indivíduo tem uma interpretação do mundo real.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS- Para Vygotsky a linguagem não é apenas um modode comunicação entre indivíduos, mas é também uma forma de compartilhar o conhecimento de conceitos espontâneos estabelecidos pelo grupo cultural, cujo qual, o indivíduo é integrante. Tais conceitossão de fundamental importância para que o indivíduo possa compreender os conceitos científicos aplicados pela intervenção pedagógica, ou seja, na escola. Para Vygotsky a aprendizagem desperta... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Fatores biológicos e sociais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Biol%C3%B3gicos-e-Sociais/21212.html

MLA

"Fatores biológicos e sociais" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Biol%C3%B3gicos-e-Sociais/21212.html>.

MLA 7

"Fatores biológicos e sociais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Biol%C3%B3gicos-e-Sociais/21212.html>.

CHICAGO

"Fatores biológicos e sociais." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Biol%C3%B3gicos-e-Sociais/21212.html.