FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES ENDOMARKETING

4164 palavras 17 páginas
Amanda Silva
Bruna Nascimento
Beatriz Diniz
Felipe flores
Guilherme Loureiro
Priscila Borges
Vinicius castilho

Fator humano nas organizações
Endomarketing

Professora: Luciene

são paulo
2013
SUMÁRIO

1 Conceitos de endomarketing O Endomarketing é utilizado há muito tempo, muito já feito, tanto coisas boas como ruins. Mas o processo existe e está presente em várias empresas.
Quais suas premissas e conceitos? Endomarketing, segundo a definição da American Marketing Association, é o marketing intra-corporativo, ou seja, uma somatória de esforços e ações pré-calculadas e planejadas para provocar mudanças, bem como atrair e manter interesses, relacionamentos e motivações no âmbito interno da empresa, em prol de um objetivo corporativo intermediário ou definitivo, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização, no âmbito horizontal e vertical. Pela sua própria natureza, o Endomarketing não pode ser analisado separada ou isoladamente da realidade corporativa. Deve contemplar a organização como um todo, tendo em vista que sua validade somente se constata em âmbito orgânico. Todos os grupos funcionais, assim como todos os escalões precisam estar considerados em seu escopo e serem participantes de suas premissas, necessidades de mudanças, ações e resultados. Um papel importante do endomarketing é a motivação institucional, é usado fortemente para alavancar o resultado da empresa gerando motivação em seus colaboradores.
Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa idéia (e tudo que ela significa e exige) por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela (...) Em

Relacionados