Fator de risco - avaliação de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Fabiana de Campos CA. 202.867.17 5º B

A Consideração do fator Risco na Avaliação de Projetos de Investimentos

Quando falamos em avaliação de Projetos, podemos citar inúmeras maneiras de analise, das mais simples até mais demasiadamente sofisticadas. É possível afirmar que o objetivo desta analise é auxiliar as empresas, na tomada de decisão de investir ou não no projeto.Pode-se constatar que existe alguns métodos que são amplamente conhecidos e aplicados pelas empresas que pretendem avaliar se uma alternativa de investimento é viável ou não.
No difundido método valor presente líquido (VPL) o fluxo de caixa futuro é descontado a uma taxa de atratividade, que traduz o custo de capital e o risco do investimento, e tem-se a comparação se cobre oinvestimento projetado, tendo como premissas a consideração da total recuperação do investimento caso a empresa desista do projeto no futuro e que a decisão de investir é inadiável.
Oriundo de técnicas aplicadas no mercado financeiro para análise de investimento em ações, o método opções reais é uma abordagem amplificada do VPL na avaliação de ativos reais, pois considera que na opção de investirdeve-se levar em conta que o investimento pode ser um custo (parcial ou totalmente) irreversível, há a possibilidade de adiar a aplicação no projeto em virtude das incertezas das variáveis, e deve-se estudar as alternativas e cenários que podem ocorrer durante o desdobramento do projeto através da elaboração e análise dos diversos caminhos possíveis na árvore de decisão, permitindo ao dono do capitala escolha da melhor estratégia e ajustes no planejamento do empreendimento.
A avaliação simplista de comparar se os benefícios esperados são maiores do que os custos dos investimentos deve ser revista já que não se pode menosprezar as incertezas e o valor das opções.
A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retornolucrativo e sustentável.

Para que haja a criação de valor ou riqueza os retornos destes investimentos deverão ser superiores ao custo dos capitais neles empregados, fazendo com que os valores líquidos dos resultados sejam positivos, agregando riqueza para o investidor e para o próprio investimento.
Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza naobtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado.

Existem também alguns Tipos de Riscos que entendo que seja importante para serem analisados para que possa se tomar a decisão de investir ou não, de acordo com o estudo a ser elaborado.

Risco total = Risco não sistemático ou específico + Risco sistemático ou de mercado
Riscosistemático ou de mercado é um tipo de risco que afeta todas as empresas em geral e não é passível de ser reduzido pela diversificação.
Risco específico ou não sistemático é aquele que envolve uma empresa específica e, eventualmente, os seus concorrentes mais diretos.
Risco de crédito pode referir-se à possível incapacidade de uma instituição financeira responsável pela emissão de títulos devalores mobiliários de honrar os compromissos assumidos com investidores.
Risco de negócio pode ser definido como a incerteza inerente às projeções do resultado operacional, ou seja, o resultado antes de impostos e encargos financeiros (resultado econômico de exploração).

Analisando estes riscos será possível analisar o custo do capital empregado em cada investimento levar emconsideração o risco financeiro e econômico que está envolvido na incerteza de cada projeto e das formas de financiamento utilizadas.

Fatores como o alto custo do capital, a escassez de recursos, no seu sentido mais amplo e a busca pela rentabilidade e geração de riqueza são preponderantes pra que investimentos realizados sejam previamente analisados e mensurados exaustivamente, prevenindo...
tracking img