Fator de potencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Campus Vitória da Conquista
Curso de Engenharia Elétrica
Circuitos Elétricos II















Fator de Potência






Docente: João Erivando Soares Marques
Discentes: Phablo Cabral de Oliveira















Vitória da Conquista - Bahia - Brasil
17 de setembro de 2010






INTRODUÇÃOO Fator de Potencia é uma questão cada vez mais relevante para projetistas de equipamentos eletroeletrônicos, pois um menor consumo e um melhor aproveitamento da energia elétrica é algo que preocupa, não apenas em vista dos impactos econômicos, mas também em vista dos impactos ambientais, passando pela temeridade de um possível apagão (falha com interrupção de fornecimentodo sistema de geração e transmissão de energia elétrica). Neste trabalho irei utilizar dos métodos ensinados em sala de aula pelo professor da disciplina de Circuitos elétricos II e das informações contidas no fundamento teórico para demonstrar a aplicabilidade da correção do fator de potência.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



A maioria das unidades consumidoras consome energia reativaindutiva, como motores, transformadores, lâmpadas, de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:

• Potência ativa: Potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em KW. (Ver figura a seguir).[pic]




[pic]Potência reativa: Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em KVAR. (Ver figura a seguir ).

[pic]

[pic] Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistemaelétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. Podemos definir o fator de potência como sendo a relação entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar asrelações entre KW, KVAR, e KVA. (Ver figura a seguir a seguir).

[pic]

Define-se fator de potência como sendo a divisão de potência ativa (KW) pela potência aparente (KVA).

[pic] Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.


CONSEQÜÊNCIAS E CAUSAS DE UM BAIXO FATOR DE POTÊNCIAPERDAS NA INSTALAÇÃO

As perdas de energia elétrica ocorrem em forma de calor e são proporcionais ao quadrado da corrente total. Como essa corrente cresce com o excesso de energia reativa, estabelece-se uma relação entre o incremento das perdas e o baixo fator de potência, provocando o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos.

QUEDAS DE TENSÃO

O aumento da correntedevido ao excesso de energia reativa leva a quedas de tensão acentuadas, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco é, sobretudo acentuado durante os períodos nos quais a rede é fortemente solicitada. As quedas de tensão podem provocar ainda, a diminuição da intensidade luminosa das lâmpadas e aumento da corrente nosmotores.

SUB UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA

A energia reativa, ao sobrecarregar uma instalação elétrica, inviabiliza sua plena utilização, condicionando a instalação de novas cargas e investimentos que seriam evitados se o fator de potência apresentasse valores bem mais altos. O "espaço" ocupado pela energia reativa poderia ser então utilizado para o atendimento de novas cargas....
tracking img