Fator critico de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

Introdução

Bob Marley foi o primeiro artista que nasceu e viveu num país pobre a fazer um estrondoso sucesso internacional e a influenciar vários artistas e gêneros no universo da cultura pop. Esse fato é mais do que suficiente para fazê-lo merecedor de toda a reverência que se tem por sua obra artística. Uma espécie de Bob Dylan tropical, ele fez canções de protesto baseadasnas sonoridades do rock e do reggae e tornou o ritmo jamaicano mundialmente conhecido e identificado com os movimentos de rebeldia jovem, a ponto de influenciar até o punk rock nos anos 70 e 80.
Como o reggae esteve intimamente associado à criação de uma identidade nacional pelo povo jamaicano, principalmente após a independência total do país em relação a Inglaterra nos anos 1960, a música de BobMarley refletiu os principais temas que afligiam os jamaicanos, como a fome, a criminalidade urbana, a violência política, a brutalidade policial e a herança da escravidão. Na próxima página conheça como foi a infância e a adolescência de Marley até ele ter seu talento musical descoberto.














CAPÍTULO II

Cedella Booker e Bob Marley

Na manhã de uma terça-feira emfevereiro de 1945 nasceu Robert Nesta Marley, mais popularmente conhecido como Bob Marley foi o produto de uma relação biológica de raça mista. Cedella "Ciddy" Malcolm tinha chegado ao climax do que tinha sido uma viagem tediosa, e o início da jornada de Cedella Booker e Bob Marley. A sociedade da época era muito menos receptiva de uma relação de raça mista especialmente entre duas pessoas de taisdiferentes origens sociais e econômicas
Cedella viveu na comunidade humilde de Rhoden Hall e mais tarde mudou-se para perto de Nine Miles, St. Ann, Jamaica, por 17 anos antes de dar à luz um menino de 6 ½ quilos que mais tarde se tornaria "o rei do reggae do mundo".
Uma tímida moça cristã jovem, que era conhecida por sua voz, sem saber, tinha capturado a imaginação de um capitão Norval Marley. Noperíodo de dois anos, ela havia experimentado o amor, ter filhos e uma promessa quebrada de um final feliz e um casamento duradouro.
Capitão Marley era um supervisor de pele branca do Regimento das Índias Ocidentais. No dia em que ele era o "bockra massa 'que tratava com os moradores mais pobres em matéria de contratos agrícolas ou reassentamento para obter mais terras. Depois de se estabelecerem Nine Miles tinha procurado arrendamento com sucesso na residência da família Malcolm, popularmente chamada de Casa Grande. É aqui que ele iniciou uma relação sexual com a filha de seu senhorio de 17 anos. Suas ações eram uma reminiscência daqueles de seus dias de escravidão que tinha antepassados continuou com muitos inocentes e não tão inocentes meninas Black, com a maioria dessesrelacionamentos que terminam com a gravidez e o desprezo social da ilegitimidade.
Deve ter sido bastante desafiador (financeiramente e psicologicamente) para uma jovem mãe que tinha que agora enfrentam a realidade de criar um filho sem pai. Ela, no entanto recebeu grande ajuda de seus membros da família imediata e prolongada na educação dos jovens Nesta.
Seu irmão, tias e especialmente seu pai Omeriah ficoucom ela através dos tempos mais difíceis ainda que ficassem desapontados com suas ações.
Apesar de Nine Miles não fornecer grande parte por meio de ganho financeiro era um ambiente culturalmente rico para o menino.
A educação rural significava que Marley foi exposto ao conhecimento bem que foi uma íntima comunidade cercado por sua família amorosa prolongada.
Seu avô Omeriah imediatamentediagnosticando sua condição como aquele que foi o resultado de "ciência”. Ciência no sentido tradicional jamaicano falou com forças invisíveis que estavam sendo manipulados por outros seres humanos para fins do mal.
Grande Bob e avó Yaya concordaram com o diagnóstico do médico de ervas.
Para o resto de sua vida (embora Bob sobrevivesse a ele) Omeriah queria manter uma vigilância paternal sobre seu...
tracking img