Fato social - emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATO SOCIAL

Emile Durkheim definiu fato social como um objetivo da sociologia, entendendo-o como “[...]todo os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certageneralidade, algum interesse social”[..]No entanto, dessa forma poderíamos ver um fato social em todos acontecimentos; fixando que somente existe fato social quando há uma organização definidade.Em seus estudos, parte do pensamento que o individuo é produto da sociedade.
Para Durkheim, o fato social se baseia em maneiras de pensar, de agir e de sentir que exercem alguma força sobre osdemais indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade em que vivem. Contudo, nem tudo o que um indivíduo faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal,deve-se de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, o que significa que eles não existem para um únicoindivíduo, mas para todo uma sociedade, ou um grupo.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já tem sua organização , com suas leis, seus padrões, hábitos... cabendo ao indivíduo aprender asregras já impostas pela sociedade.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, em que os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos integrantes, obrigandoesses a cumpri-los.

Deve-se ressaltar que a definição de fatos sociais , tratando-os como “coisas”, externas aos indivíduos, mas, de existência imaterial, nos permite realizar estudos eanálises sociológicas avançadas, possibilitando um estudo mais aprofundado, objetivizado e científico, devido ao fato de priorizar menos uma maior união dos fatos sociais com o funcionamento da mente de umindivíduo, tendo mais em vista a ocorrência coletiva dos fenômenos estudados pela sociologia.


BIBLIOGRAFIA

http://www.consciencia.org/durkheim-e-a-sociologia
acesso em 18:37hrs...
tracking img