FATEC2010 2

12331 palavras 50 páginas
FAT E C

HISTÓRIA
Considere o texto a seguir:
As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas.
Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...].
(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na
Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla
Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo:
Contexto, 2008. p. 30.)

1

C

De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidadesEstado
a) abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.
b) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.
c) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.
d) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.
e) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.
Resolução

Como o próprio texto transcrito explicita, as póleis diferiam muito quanto à superfície e ao número de habitantes. Por outro lado, apesar da unidade étnica e cultural existentes entre elas, adotaram modelos políticos distintos, os quais variavam da democracia de Atenas à rígida oligarquia de Esparta.

FAT E C – J U L H O / 2 0 1 0

Considere o texto a seguir:
Deus criou essas gentes infinitas, de todas as

Relacionados