Fast construction introdução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 95 (23511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A importância do conceito Fast Construction pode ser vislumbrada pela perspectiva do contexto brasileiro, um país de dimensões continentais, e com um cenário econômico mais favorável, as construtoras, têm no cerne de suas estratégias projetos de expansão agressivos não somente nas principais capitais, mas buscando a pulverização e a conquista de espaço em cidades de médio e tambémpequeno porte.

A velocidade imposta por este processo de expansão é elevada, e as empresas de construção civil têm necessidade de transferir de forma adequada os seus padrões e identidade visual para os novos empreendimentos, com a certeza do cumprimento dos seus orçamentos, prazos, geralmente muito curtos, e do escopo do contrato. Dentro desse contexto, as soluções propostas pela FastConstruction são muito apropriadas, garantido vantagens expressivas sobre as metodologias convencionais.

Até recentemente o termo Fast Construction, tem sido associado a sistemas e subsistemas construtivos industrializados como pré-fabricados de concreto, estruturas metálicas, steel deck, tilt-up, paredes de gesso acartonado, coberturas industrializadas, entre outros.

Este conceito tem sidoexplorado há mais de quatro décadas no setor. No entanto Fast Construction não se resume a isso. O termo passou a ser compreendido com um meio de trabalhar a partir de uma rota rápida, direta, compactando e acelerando o processo construtivo. Sob essa perspectiva, podemos definir Fast Construction com uma metodologia de gestão, que objetiva racionalizar e trabalhar concomitantemente todas as etapas doprocesso construtivo.

1.1 O PROBLEMA

Para empreendedores hoteleiros, empresas que precisam de centros de distribuição, indústrias, hipermercados e edifícios de escritório, obra fora do prazo é sinônimo de prejuízo. Nesses casos, mais do que nunca, tempo é dinheiro, por isso é interessante tudo o que represente uma diminuição significativa nos prazos de construção.

Já para as obrasresidenciais prazo e qualidade são primordiais para a satisfação do cliente, o que é difícil conciliar em uma obra convencional.

O projeto de implantação de um condomínio residencial utilizando o sistema Fast Construction constitui o objetivo principal do presente trabalho.

1.2 A SIGNIFICÂNCIA DO PROBLEMA

Há cerca de oito anos a construção civil nacional vem deixando de ser moldagem para sermontagem. Quanto menos industrializadas, mais retrabalhos, desperdícios e gastos são gerados. Nas obras de montagem, os projetos têm de ser bem mais detalhados e compatibilizados. Mais tempo é gasto com projetos do que propriamente com a obra conceituada como fast track. (MEDEIROS, 2003)

As construtoras precisam ter foco nos resultados e muito planejamento. As fast track são obras com projetodinâmico, com muitas adaptações e alterações durante a execução, exigindo dos construtores muita flexibilidade para assimilar rapidamente as mudanças.

Frente a isso é fundamental manter ênfase no gerenciamento e controle de prazos, custos e qualidade, que podem ser garantidos com a utilização do sistema Fast Construction.

1.3 OBJETIVO

Apresentar um planejamento, baseado nas melhores práticasde gerenciamento de projetos, para a implantação de um condomínio residencial, utilizando o sistema de Fast Construction.

Será demonstrado como é possível implantar uma obra utilizando materiais tradicionais, porém com sobreposições de tarefas, resultando em uma obra com tempo reduzido significativamente.

1.4 LIMITAÇÕES DO PROBLEMA

Não serão tratados neste projeto a compra do terreno, olançamento do empreendimento, que ficará a cargo da Incorporadora, assim como a elaboração do Manual do Proprietário, documento que descreve o empreendimento, suas formas construtivas, bem como materiais utilizados, mormas de uso e garantia.

Outro fator que não será abordado é à convenção do condomínio, a contratação de empresa especializada ficará sobre responsabilidade dos moradores após a...
tracking img