Fasores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório experimento 6
Correção do Fator de Potência

Nome: Fábio Néves Rocha
Matrícula: 1044672

1-Introdução
Neste experimento o assunto abordado se trata dos chamados fasores. Matematicamente um fasor também pode ser chamado de vetor de rotação, e se trata basicamente de um vetor bidimensional para representar uma onda em movimento harmônico simples. Para circuitos elétricossinusoidais em regime permanente, é possível a utilização do método fasorial para o estudo, evitando uma resolução com equações diferenciais. Mediante o uso de notação fasorial a representação das tensões e das correntes e o conceito de impedância complexa dos elementos do circuito facilitam muito o estudo e a análise do regime permanente senoidal. Os elementos elétricos (resistências, indutâncias ecapacitâncias) são representados por impedâncias, todos em uma mesma unidade (ohm). Um fasor funciona como um vetor, onde o módulo é a intensidade da grandeza medida (tensão ou corrente) e o ângulo (com relação à horizontal no sentido anti-horário com positivo) mede a defasagem da grandeza corrente elétrica em relação à Tensão Elétrica.

2-Objetivo
O objetivo deste relatório se trata de prover umaanálise no que diz respeito à análise de circuitos com diferença angular entre a corrente e a fonte, no caso deste experimento essa diferença seria um atraso visto que o circuito analisado será um circuito resistor-indutor (RL). A análise será feita da comparação entre os valores teóricos com os valores experimentais fornecidos pela bancada didática do laboratório. Fazendo assim comparações entre osvalores teóricos e experimentais. Foi medido a corrente e o ângulo de defasagem entre a corrente e a tensão dos circuitos.

3-Procedimentos
Primeiramente é realizada a resolução do circuito com base na teoria estudada nas aulas expositivas, determinando a impedância equivalente e calculando a corrente que atravessa o circuito. Com posse dos resultados teóricos e de uma prévia do circuito éfeita a montagem experimental e medição dos valores de correntes, tensão e defasagem entre tensão e corrente. As medições são realizadas utilizando um voltímetro, amperímetro e um cossefímetro (instrumento utilizado para medir o cosseno do ângulo de defasagem caracterizado pela letra grega φ). Os circuitos tratam-se de uma impedância ligada a um fonte, sendo a impedância o conjunto de todos oselementos elétricos com suas contribuições variando de acordo com a forma que são ligados, neste experimento apresentado as formas de impedância a serem analisadas serão a de resistiva-indutiva (RL) e capacitiva.

Componentes:

Resistores:

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nomede resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar acorrente elétrica sobre os componentes desejados. Os resistores podem ser fixos ou variáveis. No caso dos variáveis são chamados de potenciômetros ou reostatos.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo. Tal resistor obviamente não existe na prática.

Fontes:

A fonte é aparte vital do circuito, pois é responsável por fornecer a energia a ser utilizada na forma de corrente elétrica, sua unidade de medida é o Volt, considerando a diferença de potencial que esta gera no circuito, a qual é responsável por fazer a corrente fluir pelo circuito. Existem fontes de corrente contínua (CC) e fontes de corrente alternada (AC), no caso deste experimento apenas fontes CA...
tracking img