Fases sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FASES DA SEXUALIDADE
N o que diz respeito, as questons inerentes a sexualidade o autor em questão estabeleceu ou definiu determinadas etapas ou fases sobre o tema em referência no segundo dostrês ensaios de sexualidade psicosexual, dinzendo que o prazer do individuo encontra no pro+rio corpo nos primeiros tempos da vida, a função sexual esta intimamente ligada a sobrvivencia. Porque nosprimeiros.
O corpo é erotizado, isto é, as excitações sexuais estão localizdas em partes do corpo (Zonas erógenas) e há um desenvolvimento progressivo também lgados as modificações das formas degratificação e de relação com o objecto, que levou Freud a chegar nas fases do desenvolvimento sexual:
Fase oral (0 a 2 Anos) – a zona de erotização é a boca e o prazer ainda esta ligado á ingestão dealimentos e á excitação de mucosa dos lábios e da cavidade bucal. Objecto sexual consite na incorporação do objecto (3).
Fase anal (entre 2 a 4 anos aproximadamente) – a zona de erotizção é o ânus e o modode relação do objecto é de “ativo” e “passivo”, intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal uretral). Este controle é uma nova fonte de prazer.
Acontece entre 2 e 5 anos o complexo deédipo, e é em torno dele que ocrre a estruturação da personalidade do individuo. No complexo de Édipo, a mãe é o objecto de desejo do menino e o pai (ou a figura masculina que representa o pai) é o rivalque impede seu acesso ao objecto desejado. Ele procura então assemelhar-se ao pai para “ter” a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociaisrepresentadas e impostas pela autoridade paterna. Posteriormente por medo do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social e cultural e o garoto pode, então, participar domundo social, pois tem suas regras basicas internalizadas através da indentificação com o pai. Este processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação....
tracking img