Fases Mititicas

1532 palavras 7 páginas
Diferenças entre a fase mitótica nas células vegetais e animais, e reprodução assexuada

Biologia

Gustavo Franco nº9
Joan Pelayo nº13
Mafalda Costa nº19
11ºA

Escola secundária/3 Pinhal do Rei 2012/2013
Índice
Página
Introdução 3
Ciclo Celular 3
Interfase 3
Mitose 4
Animal 4
Vegetal 5
Citocinese 6
Animal 6
Vegetal 6
Reprodução Assexuada 7
Fragmentação 7
Partenogénese 8
Discussão 9
Experiencia raiz de cebola 9
Imagens das Células em diferentes fases da Mitose 10
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução

Neste trabalho trataremos as principais diferenças entre as células animais e as células vegetais durante a fase mitótica e, dentro da reprodução assexuada, a fragmentação e a partenogénese.

A fase mitótica é uma das duas fases fundamentais do ciclo celular. Este consiste em transformações contínuas das células, desde que se formam até que se dividem e originam outras novas células (células-filhas), permitindo o crescimento e a regeneração de tecidos dos seres.

Interfase A interfase engloba o período de tempo desde que a célula termina a divisão celular até ao início da divisão seguinte. Nesta primeira fase os cromossomas não estão visíveis (a microscópio) pois encontram-se alongados ou distendidos.
A interfase é constituída por três fases: G1, S e G2.
No intervalo G1, decorre entre o fim da divisão celular (citocinese) e o início da replicação de DNA (fase S). É nesta fase que ocorre a biossíntese de RNA e proteínas, havendo também formação de organitos. A célula, por tanto, sofre um crescimento significativo.
No período S, ocorre a duplicação de moléculas de DNA e, após estas se unirem a uma proteína cada, os cromossomas passam a ser constituídos por dois cromatídios unidos por um centrómero.
E por fim, no intervalo G2 dá-se, à semelhança do

Relacionados