Fases do nado crawl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fases do Nado Crawl

Saída: Para ser realizada a saída (mergulho) no nado Crawl, o nadador deve deixar os joelhos flexionados para obter impulso ao pular, os braços devem estar à frente do corpo e,no momento do atrito com a água, devem estar esticados atrás da cabeça, para fazer o corte na água, ganhando velocidade, e para proteger o pescoço de um choque mais forte com a água. O Voo deve serprolongado e a entrada na água começa pela ponta dos dedos, executando uma leve inclinação do corpo para maior velocidade de entrada.
Respiração: A Respiração é feita lateralmente, pela boca e nariz,simultaneamente. Ou seja, ao invés de erguer a cabeça para fazer a inspiração do oxigênio, o nadador gira-a para o lado em que o braço faz a recuperação. Existem diversos tipos de respiração:
*Respiração 2x1; 4x1 (Unilateral), que geralmente é utilizada em longas distâncias, onde o nadador costuma respirar para o lado em que se têm maior facilidade. Nesta técnica, o nadador respira sempreapós a segunda, quarta ou sexta braçada, facilitando a recuperação.
* Respiração 3x1; 5x1 (Bilateral), que é utilizada para se obter um equilíbrio mais controlado do nado, sendo utilizada pornadadores de águas abertas. É feita a alternância em direita e esquerda após três, cinco ou sete braçadas.
* Respiração Zero, feita por alguns nadadores de alto nível nos 50m livre. Para executar essatécnica, o nadador deve respirar antes de entrar em atrito com a água, e ir até o fim da prova segurando este mesmo oxigênio.
A Expiração é feita dentro da água e de forma explosiva.
Posição do Corpo: Onadador deve estar em decúbito ventral, ou seja, de barriga para baixo, o mais plano possível. Os ombros, pernas e braços devem estar na mesma linha, pouco abaixo da linha da água, e a proporção docorpo deve ser igual, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito.

Braços e Pernas:
* Os braços são os maiores responsáveis pela propulsão do nado, devendo ser alternados e contínuos....
tracking img