Fases do desenvovimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA

Acadêmica: Fabricio Tonoli

TRABALHO DE ARTES

Vitória - ES
2011

Introdução

O grafismo é uma das primeiras manifestações artística de uma criança, é umaforma subjetiva que ela tem para expressar de maneira simbólica, aquilo que ainda não consegue com a fala e a escrita.
O desenho surge na vida da criança de certa forma espontânea, partir do momentoque começa a desenvolver suas capacidades motoras, esse momento gráfico é de grande importância na vida dela, pois evolui junto ao processo de desenvolvimento global da mesma e reflete a suaidentidade.
A criança ao desenhar, passa por diferentes fases evolutivas, que definem as formas de desenhos que tendem a ser parecidos em todas, apesar das diferenças individuais, mas algumas vezes a fase semanifestada pode não ser compatível com a idade cronológica, que vai de acordo com o tempo de maturação de cada uma para fazer a transição entre as fases evolutivas da garatuja, pré-esquemática,esquemática e realismo.

GARATUJA (FASE EVOLUTIVA DE 0 A 4)
A manifestação gráfica é o rabisco, a linha solta, quebrada, em curva ou contínua, o mo-vimento corporal acompanha o movimento do lápiscomo se fosse um prolongamento de si, a criança demonstra extremo prazer, e está dividida em três importantes momentos.

Garatuja Desordenada: são rabiscos, cujo traçado é espontâneo e sem controle,traba-lhado em várias direções e sentidos explorando todo o espaço da folha, sendo como re-flexo do comportamento e da exploração gestual.
Garatuja Controlada: começa a surgir o controle do traço, ea criança descobre o círculo e o ponto, e procura repetir as formas, mas já delimitando o espaço.
Garatuja com Atribuições de Nomes: são rabiscos ainda não identificado, mas a criança passa anomeá-los, e consegue controlar mais o traçado, sendo que as nomeações das formas podem ser alterados no decorrer do tempo, além de inventarem histórias para os desenhos.

PRÉ-ESQUEMÁTICA (FASE EVOLUTIVA...
tracking img