fases de EDF

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETITIVISTA

A partir do momento em que a Educação Física passou a ser direcionada para o âmbito competitivista, a relação brasileiro/corpo recebeu uma significação evidenciada pelo binômio homem/máquina.
GHIRALDELLI JÚNIOR (1988) nos mostra que a Educação física competitivista também está a serviço de uma hierarquização e elitização social, bem como, a superação individualcom valores fundamentais e desejados de uma sociedade moderna. O jovem brasileiro foi sendo limitado nas suas capacidades de crítica e análise, uma vez que o objetivo maior era a formação do atleta e não do ser humano como um todo.
Seu objetivo fundamental é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna voltam-se entãopara o culto do atleta-herói


EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA
A Ed. Física Higienista é produto do pensamento liberal, principalmente no âmbito da escola,com “redentora da humanidade”. É uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período Primeira República (1889-1930).
Nesta época ainda chamada de Ginástica, tinha seu objetivo na ênfase em relação à saúde em primeiroplano. Para tal concepção, cabe à Ed. Física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação, preocupada com o saneamento pública, na busca de uma sociedade livre das doenças infecciosas.

EDUCAÇÃO FÍSICA MILITARISTA
A influência militarista na Educação Física brasileira seja um componente forte e duradouro.
Em 1921, através de decreto, impôs-se ao país comométodo oficial, o famoso “Regulamento n. 7”, ou” Método do Exército Francês”.Em 1931,colocou a Ed. Física como disciplina obrigatória nos cursos secundários, o “método Francês” foi estendido à rede escolar.Em 1933 foi fundada a Escola de Educação Física do Exército, que praticamente funcionou e coordenou o pensamento militarista durante as duas décadas seguintes.
Sua concepção era o“aperfeiçoamento da raça”, funcionando como atividade de “aceleradora do processo de seleção natural”, e tinha como princípios o homem adestrado e obediente. A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida.

EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGICISTA

A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamarda sociedade a necessidade de encarar a Ed. Física não somente como prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas ser uma prática eminentemente educativa.
Os seus conteúdos não só instrui como também educa, por ser um instrumento capaz de levar a juventude a aceitar as regras de convívio social e suas peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas.
Esta concepçãoganha força principalmente no período pós guerra (1945-1964). P liberalismo subjacente à Ed. Física Pedagogicista está impregnado das teorias psicopedagógicas de DEWEY e da sociologia de DURKHEIM. Todavia, essa nova concepção inaugura formas de pensamento que alteram a prática da Educação Física e a postura do professor.



EDUCAÇÃO FÍSICA POPULAR

No final da Ditadura do Estado, veio àtona o Movimento Operário e Popular, formando assim ,os Comitês Populares Democráticos, preocupados co o sistema educacional e também com a questão do lazer e da Educação Física, reivindicando do Poder Público, mais escolas , quadras esportivas, jardim de infância e praças.
Ao contrário das concepções anteriores, a Ed. Física Popular não revela uma produção teórica (livros, períodos, teses etc.),ela se sustenta quase que exclusivamente numa “teorização” transmitida oralmente entre gerações de trabalhadores deste país.
Todavia, e possível resgatar uma concepção de Ed. Física que, veio historicamente se desenvolvendo com e contra as concepção ligadas à ideologia dominante. Ela não se preocupa com a saúde publica, pois esta questão esta ligada a organização econômica e política do...
tracking img