Fases da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fase Oral
O primeiro ano de vida do homem, é considerado fase oral do desenvolvimento psicossocial. Nela os bebês obtém prazer no entorno de suas bocas, situação principalmente observável durante a sensação de prazer deles durante os atos de amamentação e sucção, assim eles começam a colocar tudo o que vêem em suas bocas, a fim de obterem prazer.


Fase Anal
No segundo ano de vida, ocorreuma fase denominada fase anal, nela acreditava-se que o prazer é verificado na região anal, principalmente no instante em que as crianças retém e/ou expelem fezes, no entanto nessa fase ocorre um conflito, em que os agentes são os pais, estes buscam impor aos filhos ou tutelados uma educação sanitária adequada, é caracterizada pelo controle de esfincter.


Fase Fálica
A fálica é a em queas crianças começam a acariciar seus genitais, com o objetivo de sentirem prazer, transcorre na idade de três a seis anos. Elas começam a observar as diferenças entre o sexo masculino e o feminino, ao ponto de dirigir seus impulsos sexuais ao genitor de sexo oposto, entretanto quando tal impulso extravasa seus limites, ocorre um problema conceituado como complexo de Édipo. Nele ocorre um conflitode interesses entre a criança e o genitor se seu mesmo sexo, ou até mesmo ao de sexo oposto.

Fase de Latência
Após a fase fálica ocorre um período denominado de latência, o qual vai dos sete aos dez anos, nele as crianças ficam cada vez mais preocupadas com o meio externo e com os seus corpos. nesta época as meninas e os meninos tendem a ter grupos formados. Esta fase é caracterizada poruma interrupção do desenvolvimento sexual.

Adolescência
Esta fase inicia-se geralmente entre os onze e doze anos, e vai até os vinte anos de idade, ocorre uma mudança corporal com a maturação dos órgãos reprodutores, é nesta fase que surgem os interesses pelo sexo oposto, e também a rebeldia, porque por já estarem grandes acham que já são responsáveis por si, os pais teêm que estar preparadospara saberem le dar com esta fase, pois é nela que os filhos começam a conhecer o mundo, e seus perigos, como drógas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissiveis, etc.

Maturidade
É o período que denominamos que somos adultos inicia-se aproximadamente nos vinte anos de idade e vai até os cinquenta anos. é a fase que já temos muitas responsabilidades, a escolha da profissão,se conseguimos emprego, depois vem o casamento, em seguida a paternidade, daí começam aparecer problemas profissionais, na família, etc. apesar de tudo isso estamos prontos para sabermos le dar com essas situações.


Velhice
Esta fase inicia-se geralmente entre os cinquente e sessenta anos de idade, e vai até o momento em que a pessoa morre. Nesta fase a pessoa já não tem tantasresponsabilidades como na anterior, ela já está aposentada seus filhos grandes, e já pode viver mais tranquila, nesta fase a pessoa pode se sentir sozinha pois seus filhos já se casaram, muitas das vezes o marido ou esposa já faleceram, por isso podem ser sentirem sozinha.



Doenças Psiquiátricas Que Podem
Surgir ao Decorrer Dessas Etapas

Esquizofrenia- A esquizofrenia é uma doença mental graveque se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios, embotamento emocional, com perda de contacto com a realidade, causando, talvez, um disfuncionamento social crónico.
É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e gruposhumanos.
A sua prevalência atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Sintomas
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que “acrescentadas” às funções psicológicas do...
tracking img