Fases da literatura.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 93 (23238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REALISMO
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração,corrupção entre outros.
Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.

O Realismo nas Artes Plásticas

O REALISMO MANIFESTOU-SE PRINCIPALMENTE NA PINTURA, ONDE AS OBRASRETRATAVAM CENAS DO COTIDIANO DAS CAMADAS MAIS POBRES DA SOCIEDADE.
O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes.
Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outrosimportantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.

Literatura Realista

NAS OBRAS EM PROSA, O REALISMO ATINGIU SEU ÁPICE NA LITERATURA
Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nasobras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.Podemos citar como importantes obras da passagem do romantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de Balzac
O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen de Prosper Merimée e Almas Mortas de Nikolay Gogol.Porém, a obra que marca o iníciodo realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são : Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz

Teatro Realista

NO TEATRO REALISTA O HERÓI ROMÂNTICO É TROCADO POR PESSOAS COMUNS DO COTIDIANO. OS PROBLEMAS SOCIAISTRANSFORMAM-SE EM TEMAS PARA OS DRAMATURGOS REALISTAS. A LINGUAGEM SOFISTICADA DO ROMANTISMO É DEIXADA DE LADO E ENTRA EM CENA AS PALAVRAS COMUNS DO POVO. O PRIMEIRO REPRESENTANTE DESTA FASE É O DRAMATURGO FRANCÊS ALEXANDRE DUMAS, AUTOR DE A DAMA DAS CAMÉLIAS.TAMBÉM PODEMOS DESTACAR OUTRAS IMPORTANTES PEÇAS DE TEATRO DO REALISMO COMO, POR EXEMPLO, RALÉ E OS PEQUENOS BURGUESES DE GORKI, OS TECELÕES DEGERHART HAUPTMANN E CASA DE BONECAS DO NORUEGUÊS HENRIK IBSEN.

REALISMO NO BRASIL

Literatura

NA LITERATURA BRASILEIRA O REALISMO MANIFESTOU-SE PRINCIPALMENTE NA PROSA.OS ROMANCES REALISTAS TORNARAM-SE INSTRUMENTOS DE CRÍTICA AO COMPORTAMENTO BURGUÊS E ÀS INSTITUIÇÕES SOCIAIS. MUITOS ESCRITORES ROMÂNTICOS COMEÇARAM A ENTRAR PARA A LITERATURA REALISTA. OS ESPECIALISTAS EM LITERATURA DIZEM QUE OMARCO INICIAL DO MOVIMENTO NO BRASIL É A PUBLICAÇÃO DO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS DE MACHADO DE ASSIS
Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.

Teatro

AS PEÇAS RETRATAM A REALIDADE DO POVO BRASILEIRO, DANDO DESTAQUE PARA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS. OS PERSONAGENS ROMÂNTICOS DÃO ESPAÇO PARA TRABALHADORES E PESSOAS SIMPLES. MACHADO DE ASSISESCREVE QUASE MINISTRO E JOSÉ DE ALENCAR DESTACA-SE COM O DEMÔNIO FAMILIAR. LUXO E VAIDADE DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO TAMBÉM MERECE DESTAQUE. OUTROS ESCRITORES E DRAMATURGOS QUE PODEMOS DESTACAR: ARTUR DE AZEVEDO, QUINTINO BOCAIÚVA E FRANÇA JÚNIOR.

O realismo no Brasil

O REALISMO NO BRASIL TEVE SEU INÍCIO, OFICIALMENTE, EM 1881, COM A PUBLICAÇÃO DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS DE SEU MAIS...
tracking img