Fascismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fascismo é o nome que foi dado ao regime político ou doutrina totalitária , desenvolvida por Benito Mussolini, teve seu surgimento na Europa(Itália) entre 1919 e 1945, surgiu em meio a guerras eapós seu surgimento abriu caminho para outros regimes, apesar de ter sua origem oficialmente em 1919, o fascismo teve seu conhecimento público a partir de 1922, quando Mussolini chegou ao poder. E apósum mês depois de ter assumir o poder do estado italiano, o Parlamento lhe concedeu plenos poderes enquanto governo. Foram 21 anos de governo sob o regime fascista, resumido por Benito Mussolini daseguinte forma: “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.
É um regime voltado para direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo eo militarismo.
Os fascistas defendiam a opressão ao sistema do socialismo, com o objetivo de promover o crescimento econômico apoiando é claro, a política capitalista, eles determinavam o controletotal sobre o Estado sob a sociedade e o que a princípio foi uma esperança para os italianos se tornou um “martírio”.
O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe de varas. Ofeixe significava a união italiana em torno de seu líder. A machadinha significava o poder e a repreensão. Ou seja: ou a adesão à ideologia, ou a morte.
(Fonte: site aluno online)
A palavrafascismo com o tempo foi associada a qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, com exaltação aos homens e usa modernas técnicas de censura, privilegiando os nascidos nopróprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.
No geral o fascismo resultou geral de medo e ansiedade dentro da classe média do pós-guerra, devido convergênciasde pressões inter-relacionadas de ordem econômica, política e cultural. Assumindo então que a natureza do Estado é superior à soma do indivíduo que o compõem e que ele existe para o Estado, em vez...
tracking img