Fascismo nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A grande depressão e o impacto social
Os norte – americanos orgulhavam-se dos avanços tecnológicos que tinham sofrido, dos produtos que saíam das suas fábricas e afins que acreditavam que aquela iria ser uma época muito boa para eles. Assim sendo consideravam que nunca mais iriam passar por fenómenos como o desemprego ou mesmo a pobreza. Mas, havia indústrias como a extracção do carvão que nãotinham conseguido recuperar os mesmos níveis anteriores a crise de 1920-21. O desemprego foi outro dos factores que veio a agravar mais ainda a situação porque graças ao avanço tecnológico passou a haver uma intensa mecanização e consequentemente implicou menor mão-de-obra. A agricultura também passava por uma fase menos boa visto que devido as produções excedentárias (produzia-se mais do queaquilo que era necessário) que originou a baixa dos preços e assim sendo a queda dos lucros.
Outro factor foi que os americanos e não só que tinham passado a investir nas bolsas de valores em busca de alcançar o dinheiro fácil, chegou a uma fase em que o índice geral das bolsas ultrapassou largamente o da produção. Acontece que em 24 de Outubro instala-se o pânico porque os preços das acções elucros estavam a descer facilmente e então 13 milhões de títulos foram postos no mercado a preços baixíssimos e não havia comprador e apenas 5 dias depois foram postos mais 16 milhões de acções que tiveram o mesmo destino (crash )
Com isso as empresas, bancos e fabricas faliram, a taxa de desemprego disparou, como a procura pelos bens era baixa o produção industrial e os preços baixaram, houve umgrande corte nos salários e chegava ao caso de pessoas que não tinham nada nem podiam pagar para dormirem na cidade então dá-se a criação de bairros de latas ao redor das cidade e com isso tudo dá-se então origem a depressão.

O fascismo
Factores da ascensão do fascismo
As causas do fascismo em Itália foram porque os italianos estavam descontentes com o tratado de versalhês onde a Itáliaperdia territórios, a crise económica originada pela 1º guerra mundial que originou a situações de desemprego e a um aumento da inflação a desvalorização da moeda e a subida dos preços e pelos distúrbios sociais tais como pelas greves provocadas as ocupações das fábricas
Tomada do poder
o primeiro a conseguir tomar o poder foi o Partido Nacional Fascista em por Benito Mussolini. Este partidodispunha de milícias armadas (conhecidos por “camisas negras”) usando a violência contra os militantes de esquerda e proibindo os movimentos grevistas. Em 1924, realizaram-se eleições; os fascistas e os seus aliados conseguiram ¾ dos lugares do Parlamento após terem recorrido à violência e a todo o tipo de fraudes. Assim, Mussolini tornou-se o senhor absoluto de Itália.
O poder fascistas
Após atomada de poder por benedito Mussolini foram proibidos a existência de outros partidos políticos sem ser o partido nacional facista( ineixistencia de pluralismo politico). Os cidaaos passaram a ser vigiados pela policia politica ( esta era uma policia que estava encarregue de detetar e reprimir qualquer opusicao do regime do poder .
Os jornais,as rádios e os cinemas passaram a ser censurados .as greves passaram a ser proibidas. Os sindicatos livres foram substituídos por corporações ( corporativismo –representavam os trabalhadores e empresários .criadas para evitar a luta de clases e acabar como os sindicatos livres) .Para tornar o estados verfadeiramente fascista o estado tirava as crianças de casa e levavam para organizações de tipo militar onde estas eram doutrinadas sobre aobdiencia, da disciplina e da veneração ao “duce”( culto do chefe) . o fascismo tinham uma politica de caracter imperialista
Fascismo: Características Fundamentais

As características fundamentais do fascismo
eram:
* O combate ao socialismo e ao comunismo,
por serem considerados destruidores dos
valores tradicionais;
* A rejeição do parlamentarismo, acusado
de gerar divisões e de...
tracking img