Farsa e auto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Farsesco ou Farsa é um gênero dramático predominantemente baixo cômico, de ação trivial, com tendência para o burlesco (cômico; ridículo). Inspira-se no cotidiano e no cenário familiar e é o maisirresponsável de todos os tipos de drama.
Caracteriza-se por seus personagens e situações caricatas. Distingue-se da comédia e da sátira por não preocupar-se com a verossimilhança nem pretender oquestionamento de valores. Busca apenas o humor e, para isso, vale-se de todos os recursos; assuntos introduzidos rapidamente, evitando-se qualquer interrupção no fio da ação ou análises psicológicas maisprofundas; ações exageradas e situações inverossímeis.
Sua estrutura e trama são baseadas em situações em que as personagens se comportam de maneira extravagante, ainda que pelo geral mantêm umaquota de credibilidade. Seus temas e personagens podem ser fantásticos, mas podem ser críveis e verossímios.
Embora existam elementos farsescos nas comédias de Aristófanes e Plauto, a farsa originou-senos mimos medievais. Recorre a estereótipos (a alcoviteira, o amante, o pai feroz, a donzela ingênua) ou situações conhecidas (o amante no armário, gêmeos trocados, reconhecimentos inesperados).Surgiu em meados do Século XII com o Teatro Medieval e suas divisões: o Teatro Sacro (tratava de milagres, autos, moralidades e mistérios) e o Teatro Profano (Farsas). Nas representações profanasusavam-se as "farsas", os "arremedos burlescos", que tinham o objetivo de arrancar gargalhadas do público.
Auto
Do latim actu = ação, ato. Trata-se de um gênero cuja finalidade é tanto divertir quantoinstruir com seus temas que podem ser religiosos ou profanos, sérios ou cômicos, no entanto devem possuir sentido moralizador.
Tem sua origem na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. Mas foino século XVI, que o português Gil Vicente que a expressão deste gênero dramático realmente despontou.
O auto era escrito em redondilhos (versos de sete sílabas) e visava satirizar pessoas. Não...
tracking img