Farmville gift request

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História -A arte de esculpir frutas e legumes começou na China, há aproximadamente dois mil anos, para decorar placas e eventos, chegando aos restaurantes e grandes celebrações. A técnica chegou à Tailândia em 1364, importada da China. Relatos históricos contam que uma princesa do palácio decorou pela primeira vez frutas e esculpiu vegetais em uma comemoração. Ao ver isso, o rei resolveu levaresta arte para seu uso na corte. As frutas e vegetais são esculpidas em diferentes formas, com o objetivo de dar beleza e atrair o paladar. Os alunos aprenderão a técnica tailandesa de como transformar alimentos em obras de arte, criando diferentes motivos de ornamentos de frutas e legumes que poderão decorar pratos, bandejas, mesas, tábuas de frios, festas, casamentos, aniversários e todo o tipo deeventos.
Originou-se do Festival das Lanternas flutuantes (Loi Krathong Festival) do Reino da Tailândia Sukhothai na dinastia de 700 anos atrás. O festival é um evento tradicional onde os moradores flutuam lanternas no rio em agradecimento à alma de água, na lua cheia em dezembro. Decoraram as lanternas esculpidas com flores, pássaros, cisnes, coelhos e outros animais, os frutos e produtoshortícolas. Todos foram atraídos por tanta beleza e em seguida, esta arte foi transmitida em todo o país. Desde então, esculpiam frutas e legumes para a decoração dos pratos do palácio em homenagem aos visitantes .

Em 1932, essa arte começou a ser ensinada a professores, e passou a ser mais uma das manifestações artísticas oficiais como a música, pintura, e dança. A diferença entre a China e aTailândia em esculpir frutas e legumes é que os chineses fazem figuras e imagens alegóricas de suas histórias e lendas, como dragões e elementos que remetem guerras e vitórias. Já os tailandeses esculpem principalmente flores e elementos ligados à natureza e à religião budista.

Esta arte tailandesa ganhou o mundo e até hoje encanta aos olhos de todos os convidados de qualquer evento! Se entregue aesta magia!
Vejam alguns Trabalhos de chefs Adriano Elias, Beth Hotz, Chef Mueller.

Culinarista faz esculturas em frutas e legumes
terça-feira, outubro 30, 2012 |

Edson das Neves - Foto: Divulgação

       Verdadeiras esculturas em frutas e legumes servem de decoração em casamentos, aniversários e outros eventos festivos em Londrina. O trabalho que pode ser considerado até mesmoartístico é realizado minuciosamente pelo londrinense Edson das Neves que também é um especialista em paellas de tipos variados que também recebem os seus ornamentos vegetais em festas na cidade. Não é por acaso que recebe o apelido de artista dos legumes.
       É difícil imaginar, mas sua atividade na área gastronômica está relacionada ao ofício de produtor gráfico que desenvolveu durante décadas de suavida, que lhe proporcionou a habilidade de atuar com as mãos. Mas seu gosto pela cozinha nasceu muito cedo, ainda na adolescência, inspirado por seus pais que eram espanhóis e especialistas em paellas. “Aprendi a saborear um bom prato com eles”, lembra.

       Grande parte da vida profissional de Edson foi dedicada à produção gráfica. Atuou na "Folha de Londrina" e depois em empresaspaulistas. “Foi lá que me deslumbrei com a gastronomia da cidade que oferece a comida de todo o mundo”, comenta. Ele conta que seu primeiro professor na área foi um chinês que conheceu no bairro Liberdade, famoso por seus restaurantes chineses. “Comecei a aprender cortes especiais de alimentos com ele”, lembra. A partir daí, passou a frequentar cursos na área gastronômica, paralelamente à sua profissão. Oprimeiro foi no Sesi da capital paulista.“Daí fui me aperfeiçoando, através de outros cursos e pesquisas, inclusive na internet”, conta.

Habilidade com as mãos
“O  essencial da cozinha é ter muita imaginação, criatividade e bom senso”, ensina Edson que também passou a transmitir seus conhecimentos através de cursos e workshops que ministra em Londrina e outras localidades. Em relação ao...
tracking img