Farmalogia

696 palavras 3 páginas
Via endovenosa (Parentérica)- Não há absorção.
Vantagens: absorção rápida do medicamento.
Ricos e Limitações: administração errada do medicamento. Administração lenta da solução
(60s). Usada em casos de emergência, pois é mais rápida, e quando a via oral não esta disponível. Ex: soro
Via Oral (Entérica): Utilização mais frequente.
O tempo de latência é superior (a passagem do medicamento para a corrente sanguínea é a mais lenta de todas, pois tem de passar por muitas fases. Absorção pela mucosa gástrica e no intestino delgado. Vantagens: maior comodidade e mais económica. Desvantagens: colaboração do utente, tempo de latência (é maior que em todas as outras vias porque os medicamentos sólidos necessitam de passar por uma série de fases ate serem absorvidos) Inibidores Enzimáticos: Cimetidina, macrólidos, quinolonas, diltiazen, cetoconazole, alopurinol e sumo de toranja.
Inibidores Enzimáticos: Fenitoína, fenobarbital, griseofulvina, rifampicina, cilosporina
(imunosupressor-transplantados), álcool e tabaco,

Analgésicos de acção central- Os analgésicos actuam na dor, no alívio da dor. Os analgésicos de acção central, analgésicos opiácios, que são agonistas dos receptores opiácios podem ser alcalóides do ópio (naturais) - morfina e codeína; ou sintéticos- buprenorfina, fentanilo(100x mais potente que a morfina) e tramadol.
Têm como efeitos secundários a indução de dependência física, a sedação, as tonturas, as náuseas, os vómitos, contração da musculatura lisa intestinal (obstipação), a euforia, a hipotensão ortostática (depressão do sistema cardio-repiratória) e depressão respiratória (diminuição do reflexo da tosse). A morfina, como já referi acima, é um analgésico de acção central (analgésico opiáceo) e exerce efeito primário no SNC e na musculatura lisa, estando indicada para dor muito intensa, para dores associadas a doenças terminais. O tramadol é o anti-opiáceo mais fraco, sendo muito

Relacionados

  • Farmalogia
    881 palavras | 4 páginas
  • Relatorio fisiologia
    526 palavras | 3 páginas