Farmacotecnica1 1 1

2821 palavras 12 páginas
Castanha da Índia Nome científico: Aesculus hippocastanum.
Cor: Marrom
Odor: Cheiro característico de castanha
Aspecto: Pó fino

Ações Farmacológicas e/ou Cosméticas:
A principal ação farmacológica da Castanha-da-Índia é sobre a circulação, particularmente sobre o sistema venoso. Seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, diminuindo a fragilidade e a permeabilidade dos capilares. Essa ação resulta em vasoconstrição periférica, que ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames que causam vasinhos, varículas e varizes até acidentes vasculares de maior porte.
Em cosméticos naturais a Castanha-da-Índia é aplicada na formulação de cremes e loções para embelezamento de pernas, com a consequente ação cosmecêutica de prevenção da formação de vasinhos e varises.
Por ativar a circulação periférica, também é usada em tônicos capilares e shampoos voltados ao tratamento de queda de cabelo. Composição Química:
A constituição química da Castanha-da-Índia é rica em saponinas, flavonóides e vitaminas, como segue:saponinas triterpênicas(8-28%, principalmente aescina e aescigenina); flavonóides (quercetina, canferol e esculina); heterosideos cumarínicos (esculosideo);vitaminas (B, K1,C, pró-vitamina D);ácidos graxos (2-5%);proteínas (8-10%);taninos;fitosterol;açúcares.

Ginseng

Nome científico: Pfaffia glomerata (Ginseng brasileiro)
Panax ginseng C.A. Mey. (Ginseng Coreano)
Cor: Amarelada
Odor: Cheiro característico, levemente adocicado e amargo ao final
Aspecto: Pó fino Ações Farmacológicas e/ou Cosméticas:
Principais ações farmacológicas: Afrodisíaco, antidepressiva, antiinflamatória, antioxidante, bioestimulante, depurativo, diurético, estimulante, fortificante, hemostático, hipocolesterolêmica, hipotensora, revitalizante, tônico.
Na área dos cosméticos a planta é indicada em casos de necessidade de fortalecimento capilar, e para tratar da pele seca e irritada. Composição Química:

Relacionados