Farmacotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA
DEFINIÇÃO Farmacotécnica é a parte da ciência farmacêutica que trata da preparação de medicamentos, ou seja, da transformação de drogas (matérias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificação, as incompatibilidades físicas e químicas, e a escolha da forma farmacêutica (xarope, solução, suspensão, cápsula, etc) mais adequada à finalidade pretendida.INTRODUÇÃO Farmácia Galênica: estuda a transformação em medicamentos dos produtos naturais (animais, vegetais e minerais), ou de síntese, tornando-os susceptíveis de serem administrados aos seres vivos com fins profiláticos, curativos ou de diagnóstico das várias doenças. Medicamentos apresentam-se sob diversas formas = “formas farmacêuticas” Objetivo: Preparar, conservar, acondicionar e dispensarmedicamentos, doseados com a maior precisão e apresentados sob uma forma que facilite a sua administração. ⇒ Evolução da Farmácia Galênica Farmácia Galênica → homenagem a Claudius Galenus (médico-farmacêutico que viveu em Roma durante o segundo século da nossa era.) Farmácia Galênica → termo introduzido no século XVI. Foi criado para significar a Farmácia dos Medicamentos Complexos. Atualmente à FarmáciaGalênica compete a transformação de todas as substâncias medicamentosas em medicamentos, quer sejam de natureza complexa, quer constituídas por produtos químicos naturais ou sintéticos perfeitamente definidos. ⇒ Medicamentos Alopáticos e Homeopáticos Hipócrates, pai da medicina, enunciou dois axiomas 1.) “Natura medicatrix medicus interpres et minister” (o organismo cura a doença, o médico não émais do que seu intérprete, auxiliando-o).

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonçalves Pita – Tópicos de Farmacotécnica – UNIP Sorocaba/2009

Página 1

2.) expresso por duas leis: “contraria contrariis curantur” (curar provocando uma ação diferente no corpo) “similia similibus curantur” (curar provocando uma ação semelhante no corpo) * Das duas leis citadas nasceram 2 sistemas terapêuticos: Alopatiae Homeopatia. DEFINIÇÃO DE TERMOS Farmácia de manipulação: estabelcimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo dispensação e atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. Manipulação: conjunto de operações com finalidade de elaborar formulaçõesmagistrais e oficinais, aditivar e fracionar produtos industrializados para uso humano ou veterinário. Dispensação: ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medimentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não. Produto magistral: é aquele preparado na Farmácia, atendendo uma prescrição, que estabelece a composição, a forma farmacêutica e a posologia. Produto oficinal: éaquele inscrito na Farmacopéia Brasileira. Matéria-prima: substância ativa ou inativa que se emprega na fabricação dos medicamentos e demais produtos abrangidos pelo regulamento técnico de boas práticas de manipulação da ANVS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tanto a que permanece inalterada, quanto a passível de modificações. Droga: substância ou matéria-prima de natureza animal, vegetalou mineral empregado na preparação de medicamentos. Exemplos: mel, cera, banha, fenol, anilina, etc. Fármaco (do grego Pharmakon): toda a droga utilizada em Farmácia e dotada de ação farmacológica ou, pelo menos, de interesse médico. Medicamento: toda a preparação farmacêutica contendo um ou mais fármacos, destinada ao diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e seus sintomas ou à correçãoou modificação das funções orgânicas, quer no homem, quer nos outros seres vivos.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonçalves Pita – Tópicos de Farmacotécnica – UNIP Sorocaba/2009

Página 2

Remédio: todo meio usado com o fim de previnir ou de curar as doenças. * Agentes físicos: - Aeroterapia ou climatoterapia - Helioterapia (tratamento pelos raios solares) - Radioterapia - Termoterapia -...
tracking img