Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEP - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Curso Técnico de Enfermagem

FARMACOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM

SEMESTRE B - 2009

I.

HISTÓRIA DA FARMACOLOGIA

 A Farmacologia, ou seja, o uso de medicamentos surgiu com a humanidade;  Em épocas mais remotas os feiticeiros e ou sacerdotes, faziam uso de várias substâncias a base de plantas em seus rituais e preces;  495 a . C - Chinesesdesenvolviam seus remédios de plantas, e os Egípcios além das plantas usavam sais de chumbo, cobre e. ungüento de banha. * Século X - Surgia as apotecas ou boticas. * Gregos - Promoviam cura em templos; * Século 11 – Farmacopistas Incrementos nas fórmulas; * Alexandria - guerras, doenças, desgraças. Epidemias - Impulso da farmacologia. * Surge em BAGDÁ - região Árabe - Primeira Escola de Farmácia. *Ressurgimento da figura do apoticário Médico Farmacêutico. O material do apotecário era conservado em caixas de madeiras. Doenças gástricas - caixas de couro; Medic. Em forma de gorduras - potes de estanho; Óleos - Potes de ferro e chumbo;

* 1809 - RJ - curso de Medicina; * 1824 - Ensino da farmácia; * 1886 - A figura do boticário deu espaço ao Farmacêutico. * 1925 -. Faculdade de Farmácia; *Alexander Fleming - Descobre a PENICILINA possibilitou a cura para a Sífilis. * 1960 - Surgiu a indústria dos Medicamentos genéricos nos EUA. * 1976 - Autorização para a produção de medicamentos similares de referência. * 1983 - Obrigatório a utilização do nome genérico da substância ativa nas embalagens, além do nome comercial; * 1999 - Lei 9.787 de 10/02/1999 - Institui o medicamento genéricono País; * RESOLUÇÃO 391 de 09/08/99 – Regulamento dos critérios sobre Produção, ensaios de bioequivalência, biodisponibilidade, registro, prescrição e dispensão dos medicamentos.

 2000 - Primeiros registro de medicamento genérico.

FARMACOLOGIA

É a ciência que estuda as ações dos fármacos no organismo vivo, compreende mecanismos de ação, absorção, distribuição, eliminação, usosterapêuticos e empregos das substâncias medicamentosas.

RESPONSABILIDADE: TODA A EQUIPE

Observação diligente e inteligente, integridade moral e bom senso na administração de medicamentos - condição para ser um profissional brilhante na área da farmacologia.

II. NOÇÕES SOBRE FARMACOLOGIA

1. DEFINIÇÕES: Medicamento - É toda a substância que, introduzida no organismo humano, vai preencher uma dasseguintes finalidades: * Preventiva ou Profilática: quando evita o aparecimento de doenças ou reduz a gravidade da mesma. * Diagnóstica: localiza a área afetada.
* Terapêutica: quando é usada no tratamento da doença.

Droga – É toda substância originada do reino animal e vegetal que poderá ser transformada em medicamento. Medicamento - Produto farmacêutico, tecnicamente elaborado com finalidadeprofilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnótico. Dose - É uma determinada quantidade de medicamento introduzida no organismo para produzir efeito terapêutico e promover alterações ou modificações das funções do organismo ou do metabolismo celular.

Fórmula farmacêutica – é o conjunto de substâncias que compõem a forma pela qual os medicamentos são apresentados e possui os seguintescomponentes: princípio ativo (agente químico), o corretivo ( sabor, corantes, açúcares) e o veículo (dá volume, em forma de talco, pós). Forma farmacêutica – é a maneira física pela qual o medicamento se apresenta. Ex: lasix comprimido, Binotal suspensão.... Remédio - Todo meio usado com fim de prevenir ou de curar as doenças. Prescrição medicamentosa – é o documento ou a principal fonte deinformações. Deve ser autolimitada, nela deve constar o nome do paciente, a data da prescrição, o registro e o nome do medicamento, a dose, a freqüência e horário da administração e a assinatura e carimbo do profissional. Só poderá ser verbal em situação de emergência. Princípio Ativo - E a substância isolada do órgão animal ou vegetal, que contém atividade farmacológica.

OUTROS CONCEITOS
*...
tracking img