Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
CURSO: FISIOTERAPIA TURNO: MANHÃ
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
PROFª: LUCIANE LIMA
















IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOSComponentes: Aniclecio Mendes
Ingrid Carvalho
Ionai Moraes
Luana FreitasManuella Paiva












Teresina , Março, 2013





Sumário







1 ) INTRODUÇÃO 3

2 ) METODOLOGIA4

3) RESULTADOS 5

4 )DISCUSSÃO 6

5) CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS10































1 ) Introdução



Absorção é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isto ocorre. O medicamento saia do local onde foi administrado e atinja seu sitio de ação em um tempo e modoprevisíveis, para que possa exercer a sua função. A escolha do método de administração depende, entre outros fatores, das propriedades físico-químicas do fármaco, das limitações fisiológicas para a administração ou sitio de absorção e da situação clinica do paciente (OLIVEIRA, 2011).

O processo de absorção dos farmacos pode ser condicinados pelos alimentos , ou por algum dos seus componentes,quer ao nível da velocidade ou ao nível da qauntidade de farmaco absorvido. Esta influencia poderá ser de natureza fisiologica, originando um aumentos da motilidade intestinal ou mesmo uam modificação do esvaziamento gastrico, ou de natureza fisico-quimica onde podem surgir fenomenos de queletação ou adrsoção (RODRIGUES, 2009).

Para a absorção dos fármacos é necessária ainda a transposiçãode membrana biológicas. Estas membranas são as do trato gastrointestinal (principal) ou respiratório e vascula sendo que além dessas membranas ainda existe que membranas podem estar envolvidas na distribuição dos fármacos no organismo, como as membranas da barreira hematoencefálica.


Alguns fatores influenciam na absorção de um farmaco tais como: características físico-quimicas da droga,veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros ( BASILE; BASILE,2008).

Este relatório tem como objetivo demonstrar, através de dados comparativos, as variações na intensidade do efeito de uma substância em relação à via de introdução utilizada .



2 )Metodologia




Utilizou-se três cobaias da espécie Rattus norvegicus, de variedade albina, dóceis e de fácil manejo em laboratório. Na primeira parte do experimento pesaram-se os animais a serem utilizados (Rattus novergicus) e logo após verificou-se alguns parâmetros iniciais como frequência respiratória, reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e a sua atitude...
tracking img