Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças infecciosas
Morfologia – Patologia geral Robbins

Infecções virais
Infecções transitórias
Sarampo
O exantema marrom-avermelhado da infecção pelo vírus do sarampo na face, no tronco e nas extremidades proximais é produzido por vasos dilatados da pele, edema e um infiltrado perivascular mono-nuclear moderado e inespecífico. As lesões ulceradas da mucosa na cavidade oral próximas dosductos de Stensen (as manchas patognômicas de Koplik) são marcadas por necrose, exsudato neutrófilo e neo-vascularização. Os órgãos linfóides têm tipicamente hiper-plasia folicular marcada, grandes centros germinativos e células gigantes multi-nucleadas distribuídas aleatoriamente, denominadas células de Warthin-Finkeldey, que têm corpos de inclusão citoplasmática e corpos nucleares eosinofílicos.Estas são patognômicas do sarampo e são encontradas no pulmão e no escarro. As formas brandas da pneumonia por sarampo mostram a mesma infiltração celular mono-nuclear intersticial e peri-brônquica vista em outras infecções virais não-letais. Em casos graves ou negligenciados, a super-infecção bacteriana pode ser uma causa de morte.

Caxumba
Na parotidite pela caxumba, que é bi-lateral em 70%dos casos, as glândulas afetadas são aumentadas, têm uma consistência pastosa, são úmidas, brilhantes e de coloração marromavermelhada na superfície de corte. No exame microscópico, o interstício glandular é edematoso e difusamente infiltrado por macrófagos, linfócitos e células plasmáticas, que comprimem os ácinos e os ductos. Os neutrófilos e detritos necróticos podem preencher o lúmen ductal ecausar dano focal ao epitélio ductal. Na orquite pela caxumba, a tumefação testicular pode ser acentuada, causada por edema, infiltração celular mono-nuclear e hemorragias focais. Como o testículo está firmemente contido dentro da túnica albugínea, a tumefação parenquimatosa pode comprometer a oferta sanguínea e provocar áreas de infarto. A esterilidade, quando ocorre, é causada por cicatrizes eatrofia do testículo após a resolução da infecção viral. No pâncreas rico em enzimas, as lesões podem ser destrutivas, causando necrose parenquimatosa e gordurosa e inflamação rica em neutrófilos. A encefalite pela caxumba causa desmielinização peri-venosa e embainhamento mono-nuclear peri-vascular.

Infecções latentes crônicas
Herpes
Todas as lesões por herpes-vírus são marcadas pela formaçãode inclusões intra-nucleares róseas a roxas (Cowdry do tipo A), que contém vírions intactos e divididos e promovem a coloração escura da cromatina da célula hospedeira ás margens do núcleo. Ainda que o tamanho nuclear e celular aumentem levemente, os herpes-vírus produzem sincícios multi-nucleados que contêm as inclusões. O HSV-1 e o HSV-2 causam lesões que se estendem do herpes simplesauto-limitado e da gengivo-estomatite a infecções viscerais disseminadas de risco é vida e encefalite. As vesículas febris ou herpes simples favorecem a pele facial em torno dos orifícios mucosos (lábios, nariz), em que sua distribuição é frequentemente bi-lateral e independente dos dermátomos cutâneos. As vesículas intra-epiteliais, formadas por edema intra-celular e distensão pela degeneração das célulasepidérmicas, com frequência estouram e descamam, porém algumas podem resultar em ulcerações superficiais. A gengivo-estomatite, geralmente encontrada em crianças, é causada pelo HSV-1. Trata-se de uma erupção vesicular que se estende da língua á retro-faringe e causa linfadenopatia cervical. As lesões eritematosas e distendidas pelo HSV dos dedos ou da palma da mão (paroníquia herpética) ocorre emlactentes e, ocasionalmente, em profissionais de Saúde. O herpes genital é causado, geralmente, pelo HSV-2, porém o HSV-1 também pode causar lesões genitais. O herpes genital é caracterizado por vesículas nas membranas da mucosa genital, bem como na genitália externa que são rapidamente convertidas em ulcerações superficiais, cercadas por um infiltrado inflamatório. O herpes-vírus (geralmente o...
tracking img