Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho faz uma breve descrição das doenças e dos fármacos mais utilizados nos Sistema Nervoso Central e Respiratório.
O Sistema Nervoso Central tem características muito complexas, ele regula desde pressão arterial e batimentos cardíacos até todas as formas de emoções, existe uma grande variedade de fármacos para cada uma de suas funções, cada um com suas particularidadescom seus efeitos benéficos e colaterais, por isso precisa ser muito bem prescritos por um médico, para que possam ter o efeito esperado.
A Farmacologia do Sistema Respiratório, também tem uma enorme variedade de fármacos que podem ser utilizados para determinadas doenças, sua principal função é a troca gasosa, se esta estiver prejudicada precisa ser sanada com urgência, pois essa função éessencial para nossa sobrevivência.
No conteúdo descreve um pouco sobre os corticóides que são utilizados para a melhora de diversas doenças, e também sobre os antiinflamatórios não esteróides.

2 MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central é a estrutura do corpo para rápida coordenação de muitas de nossas atividades, as quais freqüentemente devem ser colocadas emação e reguladas pelas necessidades em fração de segundo. Nossos movimentos são voluntários, enviamos sinais elétricos do sistema nervoso central para nossos músculos esqueléticos. (Asperheim, M.K.)
O sistema nervoso é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, eles coordenam diversas funções do nosso corpo, como pressão arterial, freqüência cardíaca, fluxo de saliva entre outros.(Asperheim, M.K.)
O encéfalo armazena conhecimento e causa reações conscientes e inconscientes a estímulos e condições com base na experiência passada, todas as formas de emoção também estão localizadas no encéfalo. (Asperheim, M.K.)
O encéfalo pode ser deprimido, diminuindo suas atividades, ou estimulado, aumentando suas atividades. Os anestésicos são depressores do encéfalo assim possibilitando arealização de procedimentos cirúrgicos para salvar vidas humanas. (Asperheim, M.K.)

2.1 Anestésicos Gerais

São fármacos que produzem perda reversível de toda a sensação e da consciência. As características essenciais da anestesia geral são:
-Perda de todas as reações inclusive a dor
-Sono e amnésia
-Imobilidade e relaxamento muscular
-Supressão dos reflexos
Esses efeitos são obtidos atravésde combinação de vários fármacos, cada um com um propósito específico. (Tripathi,K.D.)

2.2 Propriedades de um Anestésico Ideal

Para o Paciente- Deve ser agradável e não irritante, bem como não deve causar náuseas nem vômitos. A indução e recuperação precisam ser rápidas, sem efeitos residuais. (Tripathi,K.D.)
Para o Cirurgião- Deve proporcionar analgesia, imobilidade e relaxamentomuscular adequados. Não deve ser inflamável nem explosivo, de modo que pode fazer uso de cautério. (Tripathi,K.D.)
Para o Anestesista- Sua administração deve ser fácil, controlável e versátil.

2.3 Eliminação dos Anestésicos

Quando a administração do anestésico é interrompida, ele ainda persiste por longos períodos no tecido adiposo por causa de sua alta lipossolubilidade e do baixo fluxosanguíneo através do tecido adiposo. Os músculos ocupam uma posição intermediária entre cérebro e o tecido adiposo. Os anestésicos são eliminados em sua maioria, na sua forma inalterada, cerca de 20% são metabolizados pelo fígado, o restante praticamente não o são. (Tripathi,K.D.)
Classificação(Tripathi,K.D.)
Anestésicos Inalatórios
• Gás - Óxido Nitroso
• Líquidos – Éter – Halotano – Enflurano –Isoflurano – Desflurano – Sevoflurano.
Anestésicos Intravenosos
• Agentes indutores- Tiopental Sódico - Metoexital Sódico – Porpofol – Etomidato
Fármacos de Ação mais Lenta
• Benzodiazepínicos – Diazepam – Lorazepam -Midazolam – Cetamina – Fentanil - Clonidina

2.4 Agentes Sedativos-Hipnóticos

Sedativo é um agente que reduz a excitação e exerce efeito calmante, sem induzir ao sono....
tracking img