Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmacotécnica Geral
Atividade Prática Supervisionada do 5° semestre do curso de Farmácia da Universidade Paulista /Prof.ªGabriele Ruas

Universidade Paulista- UNIP
São José dos Campos/2012
Aula 1
Introdução à farmacotécnica
A farmacotécnica é um ramo da farmácia, praticada por profissionais farmacêuticos, e tem como objeto a manipulação dos princípios ativos para a fabricação demedicamentos. Nesta área estuda-se o desenvolvimento de novos produtos e sua relação com o meio biológico, técnicas de manipulação, doses, as formas farmacêuticas, as interações físicas e químicas entre os princípios ativos e entre os princípios ativos e os excipientes e veiculos.

Aula 2
Conceituação e terminologia empregadas em farmacotécnica
Principais conceitos estabelecidos pela Anvisa:Lei 5.991, de 17 de dezembro de 1973 – Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.
Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976 – Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas , os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos.
Lei nº 9,787, de 10 de fevereiro de 1999 –estabelece a medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos.
Resolução – RDC nº 133, de 29 de maio de 2003 – Dispõe sobre o registro de Medicamento Similar.
Insumos farmacêuticos ativos e inertes
Insumo Farmacêutico – droga ou matéria –prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a empregoem medicamentos , quando for o caso, e seusrecipientes.
Matéria-prima – Qualquer substância ativa ou inativa, com especificação definida, utilizada na produção de medicamentos.
Excipiente, veículo, adjuvante
Excipiente/ veículo – substância de uma forma farmacêutica isenta de atividade farmacológica, tem a função de dar forma e volume ao medicamento.
Adjuvante – Substância adicionada ao medicamento com a finalidade de preveniralterações, corrigir e/ou melhorar as características organolépticas, biofarmacotécnicas e tecnológicas do medicamento.
Droga, fármaco, medicamento e remédio
Droga – substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária.
Fármaco – Substância química que é pela ação farmacológica do medicamento.
Medicamento – Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidadeprofilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
Remédio – Substância (de origem animal, vegetal, mineral ou sintética), prcedimento, fé ou vrença usados para combater uma doença.
Forma farmacêutica – Estado físico no qual se apresenta um medicamento com o objetico de facilitar seu fracionamento, posologia, administração, absorção e conservação.
Fórmula farmacêutica
Relaçãoquantitativa dos farmoquímicos que compõem um medicamento.
Fórmulas oficinais, fórmulas magistrais
Fórmulas oficinais – Fórmulas constantes das Farmacopéias Brasileiras e de outros compêndios oficiais reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Fórmulas Magistrais – Fórmula constante de uma prescrição que estabelece a composição, a forma farmacêutica e a posologia.
Manipulação – Conjunto de operaçõesfarmacotécnicas, realizadas na farmácia, coma finalidade de elaborar produtos e fracionar especialidades farmacêuticas.

Especialidade Farmacêutica
Produto oriundo da indústria farmacêutica com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e disponível no mercado.
Homeopatia
Foi fundada no início do século 19 pelo alemão Samuel Hahnemann.
Ahomeopatia baseia-se no princípio Semelhantecura semelhante. Isso significa que uma pessoa doente pode ser curada por um medicamento que é capaz de produzir sintomas parecidos em uma pessoa sadia.
Para a homeopatia, as doenças são geradas pelo desequilíbrio das forças do organismo. Portanto, o clínico homeopata não investiga somente sintomas isolados, mas considerao paciente como um todo, corpo e mente.
São empregados princípios ativos...
tracking img