Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Tracto gastrointestinal e Metabolismo
Fraccionamento de formas farmacêuticas
Sólidas - Cuidados na Administração de medicamentos a
Pessoas com alteração da deglutição com ou sem sonda
Nasogástrica




Lisboa

2010

Índice

Introdução…………………………………………………………………………..2

Percurso do Medicamento no Aparelho Gastrointestinal………………..…….2A medicação pela via entérica…………………………………………………….3

Formas farmacêuticas sólidas orais………………………………………………4

Administração de fármacos em pessoas com disfagia…………………………5

Fraccionamento das formas terapêuticas………………………………………..6

Administração de fármacos em pessoas com sonda nasogástrica…………..8

Conclusão………………………………………………………………………….10Bibliografia………………………………………………………………………....11

Anexos…………………………………………………………………………...…12

Introdução
Neste trabalho iremos falar do Tracto Gastrointestinal e Metabolismo A questão do fraccionamento de formas farmacêuticas sólidas - Cuidados na Administração de medicamentos a pessoas com alteração da deglutição com ou sem sonda nasogástrica uma vez que ao longo do nosso exercer profissional iremos encontrar inúmeros pacientes com disfagia ou com sonda nasogástrica (SN) e a essesdoentes precisaremos de administrar terapêutica por isso iremos precisar de compreender não apenas o funcionamento fisiológico do tracto gastrointestinal e como se processa a absorção do fármaco mas também os remédios que se podem esmagar para ser administrados através da SN pois nem todas as drogas estão disponíveis em forma líquida. Deste modo decidimos dar a conhecer primeiro o tractogastrointestinal e falar do percurso de um fármaco oral e como este é digerido e absorvido, de seguida falaremos da medicação pela via entérica e das suas vantagens e desvantagens, é importante conhecer os métodos de administração e como se processa a mesma. Por fim falaremos de como se administram os fármacos através da SN em pessoas com impossibilidade de deglutição.
A pesquisa foi realizada em livrosabordando o tema e em artigos científicos de determinada revistas como por exemplo a Nursing e também em trabalhos científicos realizados.

Percurso do Medicamento no Aparelho Gastrointestinal:
Quando um medicamento oral é administrado, a sua primeira paragem é a boca, onde aqui começa o processo de transformação pelas enzimas presentes na saliva, de seguida passa para o estômago através doesófago, o estômago é um órgão oco e pouco vascularizado e as células que revestem a sua parede libertam três substâncias diferentes: muco, ácido clorídrico (HCl) e pepsinogenio. O Muco serve para proteger este órgão da elevada acidez que é causada por HCl e serve de ambiente para que a pepsina fraccione as proteínas e elimina a maior parte das bactérias. O conteúdo gástrico é então esvaziadopara a primeira porção do intestino delgado, o duodeno, a velocidade de esvaziamento é proporcional ao volume do conteúdo dai ser importante a ingestão de uma grande quantidade de líquidos quando se ingere um medicamento, quanto maior o volume, mais rapidamente este passa para o intestino delgado, através do esfíncter pilórico. Assim que o quimo (conteúdo gástrico) enche o duodeno, este indica aoestômago para parar o esvaziamento e é segregada rapidamente água para diminuir a acidez para não causar lesões. O duodeno recebe enzimas do pâncreas e bílis do fígado que contribuem para o processo de digestão e absorção. A porção onde ocorre maior absorção é a parte duodeno-jejuno em que a parede intestinal contém vilosidades e microvilosidades que aumentam a área de absorção, liberta muco eágua que dissolvem e lubrificam o conteúdo, e por ultimo possui uma grande vascularização que conduz os elementos ao fígado pelo sistema porta onde são metabolizados antes de passarem para a circulação sistémica, constituindo isto o efeito de primeira passagem.

A medicação pela via entérica:
As drogas podem ser administradas, na via entérica,...
tracking img