Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Antes da aprovação de qualquer novo composto para testes tem seres humanos, são efetuados testes de toxicidade extensos em diversas espécies animais e em sistemas in vitro. O tipomais grosseiro de teste de toxicidade é a DL50 (dose letal para 50% de um grupo de animais), em que um fármaco é administrado a grupos de animais, em várias doses estimadas para cobrir a faixa deletalidade de zero a 100%. A mortalidade em cada grupo, em um período de tempo fixo é determinada e utilizada para construir uma curva relacionada à mortalidade fracional com a dose, a partir da qual se podeestimar a DL50. (RANG, DALE e RITTER, 2006).
A prática teve como objetivo avaliar a toxicidade de uma droga e verificar a correlação dose-efeito em um grupo de animais da espécie Mus musculus.

2MATERIAL E MÉTODO

Doze animais da espécie Mus musculus foram divididos em três grupos e neles foram administradas doses diferentes de Tiomenbutal Sódico por via interperitonial. Ao grupo a foiadministrada uma dose de 50mg/Kg, ao grupo B 100mg/Kg e ao grupo C 200mg/Kg, conforma o peso de cada um deles.
Após a injeção da droga nos animais foi aguardado o período de 20 minutos para que seusestados fossem avaliados, determinando, assim, a porcentagem de animais anestesiados e a porcentagem de animais mortos.
Com os dados obtidos em cada grupo, foi possível o preenchimento da tabela, onde osresultados foram dispostos, possibilitando a confecção de um gráfico que relacionava,na abscissa, os valores das doses e, na ordenada, as porcentagens dos efeitos, se anestesiados ou mortos. Com issoestabeleceu-se a relação da eficácia da droga e seu risco letal.
Por fim foi calculado o Índice Terapêutico, que define a margem de segurança da droga em questão, por meio da seguinte formula: IT =DL50/ DE50.

3 RESULTADOS

Tabela 01: Registro do número e da porcentagem de Mus musculus anestesiados e mortos, devido a administração intraperitonial de tiomenbutal sódico de acordo com a...
tracking img