Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1α Droga: DIMENIDRINATO
É um derivado da etanolamina. O mecanismo de ação pelo qual exerce seus efeitos antiemético, anticinetósico e antivertiginoso ainda não é bem conhecido, porém poderiaestar relacionado com suas ações antimuscarínicas centrais. Diminui a estimulação vestibular e deprime a função labiríntica. No efeito antiemético, também pode estar relacionada a uma ação sobre a zonaquimiorreceptora disparadora medular, acredita-se que atue em centro do vômito, núcleo do trato solitário e aparelho vestibular. Há tolerância ao efeito depressivo no sistema nervoso central,geralmente ocorrendo após alguns dias de tratamento. O efeito antiemético diminui após uso prolongado.
No SNC, a difenidramina atravessa facilmente a barreira hematoencefálica. Uma de suas característicasé ser lipofílico (tem afinidade por gordura e assim, consegue atravessar a membrana) e, por isso, tem a capacidade de atingir o sistema nervoso central (SNC), exercendo efeitos sobre o córtex visual eauditivo.
Acredita-se que os efeitos do dimenidrinato sejam resultado da presença da difenidramina (cerca de 50%). Possui efeitos depressor no sistema nervoso central, anticolinérgico,antiemético, anti-histamínico e anestésico local. Embora o exato mecanismo de ação como antiemético não seja totalmente conhecido, tem sido demonstrada inibição da estimulação vestibular, agindo primeiro nosotolitos e, em grandes doses, nos canais semicirculares. O dimenidrinato inibe a acetilcolina nos sistemas vestibular e reticular, responsável por náusea e vômito na doença do movimento.

2α Droga:FENILPROPANOLAMINA (PPA) - Descongestionante nasal
A PPA é um dos descongestionantes mais comuns e eficazes. As formulações de libertação lenta permitem administrações posológicas mais espaçadas,especialmente durante a noite.

O mecanismo pelo qual os descongestionantes atuam consiste na ativação dos receptores -adrenérgicos pós-juncionais que se encontram nos vasos sanguíneos pré e...
tracking img