Farmacologia para enfermagem - cálcio

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
O Cálcio

O que é?
O cálcio e um mineral de principal aproveitamento, que desempenha papel essencial no organismo humano.
O complexo cálcio – calmodulina.
A calmodulina ocorre sob forma livre nocitosol ou como sub-unidade da glicogênio fosforilase quinase, è uma proteína pequena e, com quatro sítios de ligação para o cálcio.
Quando esses sítios são ocupados, a calmodulina muda deconformação, podendo então se ligar a várias proteínas-alvo, alterado suas atividades.
Nos casos conhecidos de regulação de enzimas pelo complexo, ocorre sempre a ativação da enzima. Exemplos de enzimasativadas são: glicogênio fosforilase quinase, proteína quinase dependente de cálcio - calmodulina, miosina quinase de músculos lisos.
Os processos metabólicos que utilizam cálcio ou cAMP (AMP cíclico)comosegundos mensageiros são interligados, uma mesma enzima pode ser regulada tanto por cálcio-calmodulina como por cAMP, como ocorre com a glicogênio fosforilase quinase e miosina quinase de músculoslisos.
O que é um segundo?
Pequena molécula, formada ou liberada para o citossol em resposta a um sinal extracelular e que auxilia na condução deste sinal para o interior da célula.
O cálcio comomensageiro secundário.
Existem diferentes vias de transdução de sinal (vias por onde o sinal de um hormônio que interage com receptores da membrana da célula é passado para o citoplasma e desencadeia seusefeitos), uma delas é a via da fosfolipase C, nela o cálcio atua como um dos mensageiros secundários(molécula que atua sobre reações na célula alvo, que resulta na resposta característica destacélula a determinado hormônio sem que este tenha sido introduzido na célula).
A via se inicia com a formação do complexo hormônio-receptor , este ativa uma proteína G, que estimula uma fosfolipase damembrana (fosfolipase C) a hidrolisar o fosfatidilinositol 4,5-bifosfato (PIP2), um fosfolipídio da membrana plasmática, produzindo 2 segundos mensageiros, o inositol (IP3) e o 1,2-diacilglicerol...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem/Farmacologia
  • Farmacologia para enfermagem
  • Questionario farmacologia 4 enfermagem
  • FARMACOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM
  • A IMPORTANCIA DA FARMACOLOGIA PARA A ENFERMAGEM
  • ESTUDO DIRIGIDO FARMACOLOGIA ENFERMAGEM
  • ESTUDO DIRIGIDO FARMACOLOGIA ENFERMAGEM Docx
  • calcio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!