Farmacognosica

2044 palavras 9 páginas
UNIÃO EDUCACIONAL META-UNIMETA
BACHAREL EM FÁRMACIA
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA
PROF. DRA. SILVIA L. BASSO

DISCENTES:

ROTEIRO-AULA PRÁTICA
AULA 1. PREPARAÇÃO DOS EXTRATOS VEGETAIS

RIO BRANCO-ACRE
2014
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
1.Tecnica utilizada, incluindo solvente e variedade e lote e equipamentos(marca e modelo), além da qualidade de liquido extrator utilizador e a quantidade de droga total, fazer o calculo de concentração.
Maceração: operação na qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado, sob a agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator. A solução extrativa final é chamada de macerado. Podem ocorrer algumas variações nesta operação, visando aumentar a eficiência da extração:
• Maceração Dinâmica: maceração feita sob constante agitação mecânica.
• Remaceração: quando a operação é repetida utilizando o mesmo material vegetal, renovando apenas o líquido extrator.
Procedimento: realizamos o procedimento da maceração da corama, onde pesamos 10 gramas da droga, adicionamos 150 ml de agua destilada, após deixamos a amostra sobre agitação mecânica durante aproximadamente 24 horas, após a espera filtramos o extrato com algodão e armazenamos em um frasco.

2.Taxonomia da corama:
A corama é uma planta fácil de se encontrar na Amazônia. Com possíveis propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos a gastrite, a planta corama é usada na Amazônia no combate a várias doenças. Como medicamento, a corama é usada em forma de chá.
3.Extração através de Fluido supercrítico.
Extração com fluido supercrítico (SFE) é uma técnica que adiciona um fluido supercrítico como meio de extração de uma amostra contendo um componente alvo para a extração, utilizando a diferença de solubilidade em comparação com o meio de extração para realizar o procedimento de

Relacionados

  • Farmacia
    973 palavras | 4 páginas
  • Farmacognosia
    960 palavras | 4 páginas
  • aulas
    2906 palavras | 12 páginas