Farmacocin Tica Na FArmacoterapia

1311 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
DISCIPLINA FARMACOTERAPIA
Prof. Dr José Eduardo Gonçalves

Farmacocinética na Farmacoterapia
Princípios de Farmacocinética devem ser empregados na rotina da Atenção Farmacêutica, com o objetivo de permitir adequado seguimento farmacoterapêutico, bem como a promoção do uso racional de medicamentos. Informações sobre a disposição cinética de fármacos, geralmente contidas em compêndios, bases de dados e na bula de medicamentos, devem ser empregadas para garantir uma terapia segura e efetiva de pacientes ambulatoriais e hospitalizados.
Além disso, a compreensão da importância clínica dos parâmetros farmacocinéticos por profissionais farmacêuticos permitirá a participação ativa desse profissional na dispensação e no acompanhamento farmacoterapêutico, a fim de obter resultados que melhorem efetivamente a qualidade de vida de pacientes.
PRINCÍPIOS DE FARMACOCINÉTICA APLICADOS À FARMACOTERAPIA
2.1 Absorção
Após a administração oral, a absorção de um determinado fármaco somente ocorre após a sua completa dissolução no sistema gastrintestinal. Assim, a correta orientação para a administração de fármacos em jejum ou pós-prandial se apresenta como um dos fatores determinantes do sucesso terapêutico, já que, após a absorção, o fármaco estará disponível na corrente sanguínea para atuar no tecido alvo. Fármacos que apresentam elevada lipossolubilidade (alto valores de cLogP) geralmente são melhor absorvidos em situação pós-prandial, já que a liberação de sais biliares no intestino favorece a solubilidade de tais substâncias. Como exemplo citam-se os fármacos albendazol, isotretinoína, lovastatina, propafenona, griseofulvina, cetoconazol e itraconazol. Entretanto, alguns fármacos, se administrados concomitante aos alimentos podem ter sua absorção prejudicada, como é o caso de fármacos pouco lipossolúveis, como os bifosfonatos ou fármacos que interagem com íons (presentes em carnes, leite ou antiácidos), como as fluoroquinolonas (SINGH, 1999).
Alguns

Relacionados