Farmaco

Páginas: 4 (771 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
 INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA
Farmacologia (do grego pharmakon, "medicamento" e logos, "estudo"), é o estudo das drogas, dos medicamentos e dos venenos, sob os aspectos de sua obtenção,preparação, ação e efeitos nos organismos vivos.

Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa

Como estudar farmacologia?Associe
Pergunte-se
Preveja

- DEFINIÇÕES:
FÁRMACO: estrutura química conhecida, que apresenta propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função.
MEDICAMENTO: fármacocom propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento.
DROGA: substância que modifica a função fisiológica com ou sem intençãobenéfica.
REMÉDIO: substância animal, vegetal, mineral ou sintética e procedimentos usados com intenção benéfica.
PLACEBO: tudo o que é feito com intenção benéfica para aliviar o sofrimento:fármaco/medicamento/droga/remédio (em concentração pequena ou mesmo na sua ausência do principio ativo).
MEIA VIDA PLASMÁTICA: tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco sejareduzida pela metade. Supondo então que a concentração plasmática atingida por certo fármaco seja de 100 mcg/mL e que sejam necessários 45 minutos para que esta concentração chegue a 50 mcg/mL, a suameia-vida é de 45 minutos.
DOSAGEM DE MANUTENÇÃO: é a dose necessária para que se mantenha uma concentração plasmática efetiva. Utilizada na terapia de dose múltipla, para que se mantenha aconcentração no estado de equilíbrio estável.
DEPURAÇÃO DE FÁRMACO (Clearance): é a medida da capacidade do organismo em eliminar um fármaco. Esta medida é dada pela soma da capacidade de biotransformação detodos os órgãos metabolizados. Assim, se um fármaco é biotransformado nos rins, fígado e pulmões, o clearance total é a soma da capacidade metabolizadora de cada um desses órgãos, isto é, é a soma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • farmaco
  • Farmacos
  • Fármacos
  • Farmacos
  • farmaco
  • Farmaco
  • Farmacos
  • farmaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!