Farmaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRGS – ICBS - Departamento de Farmacologia
Disciplina de Farmacologia Médica I
Seminário 3: 04/04/2012

Interações Medicamentosas - Responda as questões relacionadas aos casos descritos aseguir:

1) Um paciente que faz uso crônico do anticoagulante varfarina, precisou utilizar temporariamente a fenilbutazona, um antiinflamatório. Sabendo-se que estes dois fármacos competem pelo mesmosítio de ligação da mesma proteína plasmática, e que a fenilbutazona tem maior afinidade por este sítio, responda:

a) Que tipo de interação ocorre na associação destes fármacos?
b) Que tipo de efeitoadverso pode-se esperar que este paciente tenha?

2) A varfarina (anticoagulante) quando é administrada concomitantemente com a cimetidina (antiúlcera) pode causar hemorragias. Sabendo-se que acimetidina é um inibidor enzimático (enzima CYP3A4/5) e a varfarina é metabolizada pela enzima CYP3A4/5, explique por que a varfarina pode causar hemorragia quando associada a cimetidina e classifique estetipo de interação.

3) Um paciente portador de cardiopatia reumática com insuficiência aórtica, foi submetido à cirurgia para inserção de prótese cardíaca. No período pós-operatório, recebeu umanticoagulante oral – varfarina – para prevenir trombose sobre a válvula artificial. Foi orientado para não tomar vários fármacos, entre os quais ácido acetil salicílico (antiplaquetário).Inadvertidamente, utilizou-o por vários dias, por meio de um preparado antigripal que continha uma associação de substâncias. Passou a apresentar hematúria macroscópica e sangramento gengival (sintomascaracterísticos de um quadro hemorrágico):
a) Que tipo de interação ocorreu na associação destes fármacos? Classifique a interação.


4) Justifique a administração sistêmica de bicarbonato de sódio paraacelerar a excreção de barbitúricos e salicilatos (dois fármacos ácidos fracos) revertendo intoxicação provocada por estes fármacos.

5) Neisseria gonorrhoeae, agente etiológico da gonorréia, era...
tracking img