Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMIOTERAPIA/QUIMIOTERAPICOS


A quimioterapia é o tratamento do câncer através de medicamentos. Os remédios utilizados recebem o nome de agentes quimioterápicos, podendo ser ingeridos ou administrados por veias, artérias e músculos do paciente

Existem dezenas de agentes quimioterápicos diferentes, cada um deles com indicações específicas e efeitos colaterais próprios.

Dependendo dotipo de câncer e de sua extensão no organismo, o tratamento pode ter objetivo curativo ou de controle da doença.

No tratamento curativo o objetivo da quimioterapia é eliminar completamente a doença.

Nos casos em que a doença não pode ser removida por completo, a quimioterapia busca diminuir a quantidade de células malignas no organismo. Determinando uma regressão do câncer, ou impedindo quesuas células atinjam outros órgãos, a quimioterapia é capaz de prolongar a vida do paciente reduzindo os sintomas da doença. Esse é o tratamento de controle.


Protocolos quimioterápicos

Protocolo de quimioterapia é o termo empregado para definir as propostas de tratamento que combinam diferentes medicamentos, com doses e datas de administração programadas.

Os protocolos apresentamresultados semelhantes quando aplicados em diferentes centros de tratamento no mundo todo, sendo possível estimar sua eficácia terapêutica e os prováveis efeitos colaterais antes de iniciar o tratamento.

Um protocolo estabelece os medicamentos a serem utilizados, determina suas doses em função do peso ou da superfície corpórea do paciente (calculada com base no peso e na altura) e propõe as datas parasua administração.

A recuperação do organismo do paciente é também estimada pelo protocolo, que prevê um período livre de tratamento antes do início de cada novo ciclo de quimioterapia.


Duração do tratamento

O tratamento quimioterápico tem duração bastante variável. Algumas vezes segue uma programação com datas e número de ciclo preestabelecidos. Nos casos de quimioterapia adjuvante ouneo-adjuvante, por exemplo, os tratamentos têm duração programada. Entretanto, na maior parte dos casos a programação é mantida em aberto: a proposta de tratamento vai sendo reavaliada após a aplicação de alguns ciclos de quimioterapia.

A manutenção ou mudança do esquema quimioterápico dependem dos resultados obtidos com o tratamento.


Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam deacordo com os medicamentos utilizados, as doses administradas e as particularidades de cada organismo. Alguns desses efeitos são bastante previsíveis, variando apenas sua intensidade de pessoa para pessoa. Outros ocorrem em conseqüência da sensibilidade individual, manifestando-se em um pequeno número de pacientes.

Os principais efeitos colaterais do tratamento quimioterápico são:


Náuseas evômitos,

Trata-se de uma reação comum ao uso de alguns poucos quimioterápicos, que, na maioria dos casos, pode ser controlada com medicamentos específicos.

A sensibilidade individual aos quimioterápicos apresenta grande variação. Durante a aplicação de um mesmo protocolo, algumas pessoas nunca sentem náusea, enquanto outras se mostram freqüentemente nauseadas.

As náuseas e os vômitospodem ocorrer tanto por irritação da superfície do estômago como pela ação dos quimioterápicos sobre o sistema nervoso central.

O controle da náusea é obtido pelo uso de medicamentos específicos, os antieméticos, aplicados durante a quimioterapia e nos dias que se seguem ao tratamento.

Náuseas e vômitos devem ser sempre relatados para que se possa determinar ajuste das medicações às necessidadesde cada paciente.

Algumas dicas úteis sobre alimentação para pacientes em quimioterapia:


• faça pequenas refeições ao longo do dia e evite beber líquido próximo às refeições, de forma a não distender o estômago;


• evite comidas gordurosas ou frituras;


• mastigue lentamente os alimentos e repouse em posição sentada após as refeições;


• beba suco de frutas gelado ao...
tracking img