Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise farmacognóstica e atividade antibacteriana de extratos vegetais da Plantago major indicada na Odontologia.

Moreira. A1, Castellar.A1

1. Universidade UNIBEU

RESUMO: A utilização de Extratos Vegetais torna-se uma alternativa importante para as prevenções de doenças periontontais. Este trabalho foi realizado a partir de revisões bibliográficas sobre a planta medicinal Plantago majortambém conhecida popurlamente como tanchagem ou tansagem, suas atividades farmacologicamente conhecidas cientificamente e popularmente, incluindo como base livros, artigos e sites científicos e populares, para dar contribuição para o direcionamento de pesquisas nesta área, permitindo a divulgação destes estudos para a população.

1. INTRODUÇÃO
Planta medicinal e todo e qualquer vegetalque possa conter em um de seus órgãos, ou em toda a planta, compostos que podem ser empregados com fins terapêuticos, utilizado pela medicina alternativa. (Amoroso, 2002.) A grande utilização de fitoterápicos de plantas medicinais é vasta e engloba fins variados, também em relação a saúde bucal. Considerando as doenças periondontais, podem ser definidas como, um processo infeccioso que resulta emuma potente resposta inflamatória (Monteiro et al., 2002). Alguns microorganismos patógenos periodontais, possuem uma capacidade de implanta-se no sulco gengival, produzindo substâncias que degeneram o tecido periodontal ( Rubira, 1993).
A gengivite, inflamação dos tecidos gengivais, pode ocorrer em forma aguda, subaguda ou crônica. Esta pode se apresentar devido a fatores locais, como apresença de microorganismos e impactação de alimentos ou no aparecimento de fatores sistêmicos como distúrbios de nutrição e características hereditárias, a mesma pode se desenvolver e evoluir para uma periodontite de maior gravidade, envolvendo não só a gengiva, mas também o osso alveolar, o cemento e o ligamento periodontal, levando assim a perda total ou parcial dos dentes (Regezi; Sciubba,200).Há problemas também relacionados com a cicatrização após extração de um dente. Nesses casos, o sangue que preenche o alvéolo deveria coagular naturalmente. Porém, se esse coagulo for deslocado, a cicatrização pode ser bastante retardada e dolorosa devido a vasodilatação e mobilização dos leucócitos na área afetada(Newman,2004).
A eficácia de plantas medicinais, como componentes tantoem géis dentifrícios, como nos enxaguatórios bucais, tem sido investigada para o tratamento de gengivites. Os resultados sugerem que os ingredientes podem ser empregados como apoio à terapia das doenças periodontais e como uma medida profilática (Willershausen et al.,1994).
Dados sobre a atividade antibacteriana de extrato vegetal e de fitofármacos, avaliada frente a microorganismos sensíveise resistentes a antibióticos, bem como o efeito sinérgico da associação entre antibióticos e extratos vegetais, são relevantes, permitindo concluir que estudos mais detalhados sobre o uso terapêutico as plantas devem ser intensificados (Nascimento et al.,2000).
Outros estudos foram demonstrados a eficácia desta planta Plantago major, cuja utilização esta fundida entre a população,reforçando a necessidade de se intensificarem as pesquisas em relção às atividades antiinflamatórias, anti-sépticas, cicatrizante e anagésica, quando usada isoladamente, ou em associações, o que seria muito utilizada para prevenção e para o tratamento de doença periodontais ( Krinvenko et al ., 1989; Almeida, 1993; Matos,2000;Samuelsen, 2000;Lorenzi, Matos.,2002).

2. METODOLOGIA
2.1 O material daespécie Plantago major foi coletado na região de Nova Iguaçu, município do Rio de Janeiro, ás 08h30min da manhã, completa para realização de uma exsicata, onde o arbusto não encontrava-se isolado, ou seja havia outras espécies próximo, ao ar livre, sem proteção do sol, da chuva ou do vento. Para a realização da herborização, a planta foi prensada e costurada em cartolina branca, com etiqueta...
tracking img